Inception mostra como serão os futuros elétricos da Peugeot

Peugeot Inception Concept

Protótipo estreia ainda a próxima geração do interior i-Cockpit.

A Peugeot levou à edição deste ano do CES, em Las Vegas (nos EUA), o Inception, um protótipo que inspirará os futuros modelos elétricos da marca, incluindo os compactos, já a partir de 2025. Este concept feito com base na plataforma STLA Large tem 5 metros de comprimento, 1,34 m de altura e 2,10 m de largura. Recorre a um sistema elétrico de 800V e conta com um pack de baterias de 100 kWh de capacidade que possibilita uma autonomia até 800 km. Graças a um sistema por indução, a bateria pode carregar em minutos o equivalente a 150 km de alcance. O sistema propulsor é formado por uma dupla de motores (um por eixo, possibilitando tração integral), aproximando-se dos 680 cv/500 kW. O conjunto permite acelerações de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos.

No interior surge a próxima geração do sistema i-Cockpit, de onde se destaca um novo volante retangular inspirado nos videojogos Hypersquare, que substitui a convencional direção mecânica por um sistema steer-by-wire. Outros comandos como os da climatização e do volume passam estar mais acessíveis, bastando mover o polegar. O concept vem ainda equipado com o sistema STLA AutoDrive, que permite uma condução autónoma de nível 4. Este modo possibilita transformar o habitáculo num espaço de laser e conforto para o condutor, recolhendo o volante. De resto, o interior conta com revestimentos de maior durabilidade, derivados de poliéster reciclado, e a estrutura dos bancos e da consola central é feita com menos componentes. O sistema operativo é o STLA Brain, com inteligência artificial, que possibilita reconhecer um ocupante, ajustando os bancos e as configurações do carro de acordo com o que foi pré-definido. Além disso, envia mensagens através de uma tira digital nas portas, que também recebe sensores para a condução autónoma.

Visualmente, o Inception destaca-se por ter 7,25 m2 de superfície vidrada. O vidro utilizado é Narima, que foi sujeito a um tratamento de óxido de metal normalmente utilizado nos visores dos capacetes dos astronautas da NASA.

A Peugeot almeja tornar-se no líder de vendas em elétricos até 2030 na Europa. Para já, estima lançar cinco novos modelos “zero emissões” nos próximos dois anos.

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