Hennessey estreia versão de pista do Venom F5

Hennessey Venom F5 Revolution

Variante Revolution do hipercarro com 1842 cv traz mais “downforce” e um comportamento aprimorado.

O Venom F5 acaba de ganhar um terceiro elemento, o Revolution. Trata-se de uma versão de competição do hipercarro da Hennessey que traz como principal novidade mais “downforce” e um comportamento aprimorado.

O Revolution conta com o já conhecido motor V8 6.6 biturbo Fury, de colocação central, que mantem os mesmos 1842 cv e 1617 Nm do resto da família, apesar de ter sido recalibrado para uso em circuito. A potência é dirigida integralmente para as rodas traseiras através de uma caixa automática de sete velocidades, igualmente reconfigurada. Outra boa-nova é o facto de pesar menos do que 1360 kg do modelo de estrada – o peso final da versão de pista não foi revelado.

O foco do preparador texano centrou-se, em primeiro lugar, na componente aerodinâmica. Para o efeito foi utilizada uma asa traseira a toda a largura, totalmente ajustável e feita em fibra de carbono, capaz de providenciar mais de 363 kg de “downforce” a 300 km/h. Este valor sobe para 635 kg de “downforce” a 400 km/h. A Hennessey apostou ainda num lábio dianteiro em fibra de carbono mais pronunciado e num difusor traseiro capaz de retirar o ar da zona inferior do carro. A isso juntou pequenas asas nas rodas da frente para ajudar a aderência nas curvas e uma saliência no tejadilho que envia ar para o motor.

Inteiramente alterada para esta variante foi também a suspensão de triângulos sobrepostos, devidamente alinhada para poder lidar com uma condução mais agressiva. Além de amortecedores ajustáveis, preparados para receber intervenções rápidas nas boxes, há discos de travão maiores carbocerâmicos de fábrica, feitos para melhorar a prestação em curva e em situações de travagem.

Novo é também o sistema de telemetria, que possibilita uma leitura de dados em tempo real. Além de tempos por volta, permite recolher por exemplo o valor das forças G, entre outros.

As prestações do novo carro não foram anunciadas, embora seja de prever que no tempo de 0 a 100 km/h, o Revolution consiga um valor abaixo dos 2,6 segundos do modelo de estrada, assim como uma velocidade máxima superior, acima dos 402 km/h.

O Venom F5 Revolution coupé estreará a 15 de janeiro no Miami Motorcar Cavalcade Concours d’Elegance, no EUA. Serão construídas 24 unidades (quase todas já com dono atribuído), com o preço a arrancar nos 2,5 milhões de euros.

Deixe um comentário

*