Motor rotativo da Mazda já tem data de regresso

Novo logótipo do MX-30 com motor rotativo

Novo Wankel será integrado como extensor de autonomia numa versão do SUV MX-30. Chega na primavera.

A Mazda desenvolveu um novo motor rotativo que será integrado como extensor de autonomia do MX-30. Esta versão será revelada ao público no dia 13 de janeiro no Salão de Bruxelas, na Bélgica. Espera-se que as vendas arranquem na Europa na primavera.

O motor rotativo Wankel tem sido imagem de marca da Mazda desde a década de 1960, especialmente associada a carros desportivos. Mas não é caso desta nova geração da tecnologia. Em vez de utilizar o motor num novo RX-7, a marca nipónica optou por colocá-lo com extensor de autonomia no SUV MX-30, que até agora estava disponível apenas com motor elétrico, produzindo eletricidade para as baterias enquanto rola na estrada. Para já, a Mazda ainda não revelou as caraterísticas técnicas deste modelo. O MX-30 elétrico anuncia uma autonomia máxima de 200 km (WLTP), mas o motor rotativo desta nova versão deverá contribuir para melhor este valor – apesar de acrescentar peso ao conjunto. O MX-30 EV tem um motor de 145 cv/107 kW e 271 Nm.

O motor Wankel é significativamente mais pequeno comparativamente com os motores tradicionais, com pistões, além de apresentar um formato mais flexível. Além disso, opera de uma forma mais suave, o que ajuda a um maior refinamento geral. Ao longo da história, estes motores têm sido associados a problemas de duração e fiabilidade, nomeadamente devido a elevado consumo de óleo e de combustível. Contudo, a nova geração deverá apresentar uma melhor eficiência térmica, o que contribuirá, ao que tudo indica, para resolver as referidas contrariedades.

O último motor Wankel foi utilizado no RX-8, descontinuado em 2012, um desportivo de tração traseira e peso reduzido.

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