Toyota adapta AE86 ao hidrogénio e à eletricidade

Toyota AE86 BEV Concept e AE86 H2 Concept

Dupla de “restomod” oficiais foi apresentada no Salão de Tóquio.

A conversão de clássicos em elétricos está cada vez mais na moda. Agora foi a própria Toyota a apresentar dois “restomod” do AE86 no Salão de Tóquio, um a hidrogénio e outro elétrico.

O primeiro chama-se AE86 H2 concept e feito com base na carroçaria Trueno, com faróis retráteis e pintura em dois tons (preto e branco). Por fora está praticamente igual ao modelo original. Debaixo do capot mantem-se o tradicional motor 1.6 de quatro cilindros (16 V 4A-GE DOHC), com injetores, tubagens e velas adaptadas ao sistema que utiliza hidrogénio como combustível. Os depósitos de hidrogénio estão armazenados na bagageira e estão revestidos em carbono. A potência é dirigida às rodas traseiras através de uma caixa manual.

A acompanhar o H2 foi apresentado o AE86 BEV concept com carroçaria Levin e faróis convencionais. A decoração é similar à do H2 e o mais interessante está também no miolo do carro. Este BEV utiliza um motor elétrico de 48 cv retirado de uma pick-up Tundra híbrida e uma bateria de 13,6 kWh de capacidade de um Prius plug-in, complementando o conjunto com componentes oriundos de modelos da Toyota e da Lexus. A maior surpresa é o recurso a uma caixa manual de seis velocidades, que segundo a Toyota contribui para manter uma distribuição de peso ideal.

Nos dois modelos são utilizados bancos restaurados, além de cintos feitos a partir de materiais reciclados. Para fazer estes dois “restomod” a Toyota recorreu a alguns fornecedores de aftermarket. Não está previsto que venham a ser produzidos em escala.

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