Vanwall Vandervell é um “hot hatch” elétrico com 580 cv

Vanwall Vandervell

Modelo de edição limitada, concorrente do Hyundai Ioniq 5 N, tem “pedigree” de F1.

Nascida na década de 1950 pela mão de Tony Vandervell e Colin Chapman, a Vanwall teve uma das equipas de F1 mais bem-sucedidas da história, com Stirling Moss e Maurice Trintignant, entre outros como pilotos. Esta marca histórica está agora a ser recuperada com uma divisão desportiva a trabalhar no WEC (a ByKolles), mas também se apresta para avançar com o seu primeiro modelo de produção, o Vanwall Vandervell.

Trata-se de um “hot hatch” elétrico que é proposto numa versão base e numa Plus (um potencial concorrente do Hyundai Ioniq 5 N). Este modelo de inspiração retro, conta com elementos em fibra de carbono, nomeadamente o lábio dianteiro, saias laterais e difusor traseiro. Atrás, realce para o filamento em LED, inspirado na F1, ao centro. Nota ainda para as jantes de 22 polegadas e para os pneus de baixo perfil. As imagens mostram ainda um Vandervell ainda virtual, mas o objetivo é criar um perfil o mais otimizado possível do ponto de vista aerodinâmico, bebendo dos ensinamentos do mundo da competição. Para já, ainda não há imagens do interior, mas está previsto que sejam utilizados revestimentos em couro e aplicações em fibra de carbono exposta.

A versão base Vandervell S tem 320 cv/235 kW, anunciando 0-100 km/h em 4,9 segundos, 185 km/h de velocidade máxima, podendo viajar até 450 km com uma única carga. Já a versão de topo Vandervell S Plus traz 580 cv/432 kW, 0-100 km/h em 3,4 segundos, 265 km/h de pico de velocidade e até 420 km de alcance. Ambos têm tração integral. A velocidade máxima é de 185

A Vanwall irá construir apenas 500 exemplares deste seu primeiro modelo de estrada. As primeiras entregas estão previstas para o terceiro trimestre deste ano. Os preços arrancam nos 128 mil euros, antes de impostos.

Deixe um comentário

*