Único F1 americano vencedor vai a leilão

AAR Gurney Eagle MK1

O All American Racers Gurney Eagle poderá chegar aos 3,7 milhões de euros.

A popularidade da F1 nos EUA tem vindo a crescer nos últimos anos, a ponto de a Ford, Cadillac e Andretti quererem uma equipa no “paddock”. Contudo, independentemente dos resultados que venham a alcançar as novas equipas, o primeiro triunfo de uma equipa norte-americana na mais mediática competição de carros do mundo foi a All American Racers, com um Gurney Eagle Mk1, na década de 1970. O carro com o chassis 101 vai agora a leilão. O exemplar a leiloar teve quatro proprietários e passou por processo de restauro que durou cerca de seis anos.

Este carro é um dos quatro produzidos pelo piloto Dan Gurney que correram nas temporadas de 1966 e 1967. Ao volante, o carro em questão conseguiu um 5º lugar nos G.P. de França e México, além de um 7º na Alemanha. Além de Gurney, os pilotos Phil Hill e Bob Bondurant também correram com o Eagle Mk1, tendo vencido 10 corridas no Canadá até ao final da década de 1960. Depois disso, o carro pertenceu à coleção de Tom Wheatcroft, que o manteve durante 38 anos. Este carro 101 serviu de base para o desenvolvimento dos restantes. O Gurney só venceria, no entanto, uma corrida, o G.P. da Bélgica, de 1967, com o chassis 104.

Dan Gurney foi um piloto que começou por se destacar nos “hot rods” na década de 1950, tendo mais tarde corrido pela Ferrari, BRM e Shelby American. Correu não só na F1, mas também em corridas de resistência, nomeadamente Le Mans e Sebring.

Para formar a All American Racers, Gurney recorreu a Carroll Shelby e ao designer Len Terry, que tinha trabalhado no Lotus 38, para fazer um F1 totalmente novo. O motor do modelo com o chassis 101 era um Coventry Climax 2.7 de quatro cilindros.

O Gurney será leiloado em março em Amelia Island, pela mão da Gooding & Company. Estima-se que poderá ser arrematado entre 2,8 e 3,7 milhões de euros.

Deixe um comentário

*