Rolls-Royce Phantom Syntopia é inspirado no mundo da moda

Rolls-Royce Phantom Syntopia

Exemplar único foi feito com o contributo da estilista Iris van Herpen.

A Rolls-Royce revelou um exemplar único de um Phantom, chamado Syntopia. Este “one-off” desenvolvido em conjunto com a estilista neerlandesa Iris van Herpen.

Construído de forma personalizada e artesanal, o Phantom Syntopia recorre a materiais, cores e técnicas normalmente apenas utilizados no mundo da alta costura. Esta unidade, que evoluiu a partir de um Phantom Extended, demorou cerca de quatro anos a desenvolver e a construir. O modelo exclusivo herda a sua designação da coleção de 2018 da referida estilista, composta por padrões e formas inspiradas na natureza. O Syntopia recorre ao tema Weaving Water, focado na beleza do movimento fluido em materiais sólidos, visível no forro das portas e do tejadilho – e que foi aspeto mais desafiante para os designers da Rolls-Royce na conceção deste carro, isto porque utilizaram uma única peça de couro selecionado entre mais de mil. Para obter o efeito desejado (o de uma espécie de líquido tridimensional), foram necessários cortes simétricos feitos à mão.

O processo implicou a aplicação de 162 pétalas – algo que demorou perto de 300 horas a concluir. Ao todo, o processo de todo o carro implicou sensivelmente 700 horas de trabalho coletivo.

O mesmo padrão Weaving Water foi também aplicado no capot, mas com um acabamento que implicou várias camadas de tinta e de verniz, com diferentes quantidades de partículas de vidro. A fórmula necessitou de quatro meses para ser aperfeiçoada – obrigando a nove aplicações de teste.

Em maio, o carro, que é descrito como sendo o Phantom mais complexo de sempre, será entregue ao seu dono.

Deixe um comentário

*