Kia apresenta protótipo de futuro Sportage elétrico

Kia Concept EV5

Com bancos rotativos, o EV5 será lançado na China ainda este ano.

A Kia revelou o Concept EV5. Este estudo de um futuro SUV elétrico dará origem a um modelo de produção a lançar na China no final deste ano. A estética deste modelo, que antecipa uma espécie de Sportage elétrico, é similar à do EV9, com um nariz contundente e faróis dispostos na vertical. Na traseira, realce para os farolins em formato de parêntesis que se prolongam a toda a largura. A pintura exterior é na cor Iceberg Matte Green, com apontamentos em prateado e azul. As jantes são de 21 polegadas e com desenho assimétrico.

Por dentro, realce para as linhas mais minimalistas, a contrastar com exterior mais ousado. O tablier é ocupado por um único ecrã que preenche metade do espaço. O condutor tem à sua frente um volante de formato octogonal e com vários botões de atalho. Em vez de uma tradicional consola central entre os lugares da frente, há uma zona de armazenamento. Tal como no EV9, o estudo do EV5 dispõe de bancos capazes de rodar num ângulo de 90 graus, o que permite converter o habitáculo numa espécie de lounge. Nota também para o teto panorâmico de grandes dimensões, que funciona também como painel solar. O interior dispõe de vários materiais sustentáveis, que inclui bancos, portas, tablier e forro do tejadilho feitos de plástico reciclado.

A marca sul-coreana ainda não revelou informações acerca da potência nem da bateria do carro. Sabe-se que o EV5, um potencial concorrente do Nissan Ariya, Toyota bZ4X e VW ID.4, evolui a partir da plataforma E-GMP, a mesma do EV6 e do EV9. Para já, não é certo que este modelo venha a ser lançado na Europa.

Deixe um comentário

*