Novo VW Passat será lançado apenas no formato carrinha

VW Passat

Confirma-se que, na Europa, deixará de haver a opção berlina para o familiar alemão, que será lançado em setembro.

A Volkswagen confirmou o fim da linha para o Passat no formato berlina em solo europeu no final da atual geração. A próxima geração, que estreará dentro de poucas semanas, será lançada exclusivamente no formato carrinha, segundo afirmou Thomas Schäffer, o patrão da marca alemã, à Automotive News Europe. Esta decisão surge apesar de o Passat ter sido em 2022 o carro mais vendido do seu segmento na Europa.

O novo Passat carrinha (na imagem, ainda camuflado) será lançado em setembro. O modelo familiar deixará de ser feito em Emden (na Alemanha) e passará a ser produzido Bratislava (na Eslováquia). Por sua vez, a nova geração do “irmão” do Passat, o Skoda Superb (o segundo mais vendido na Europa na sua classe no ano passado), será produzido  a partir do final deste ano em Kvasiny (na República Checa), mantendo-se disponível no formato berlina e carrinha.

Apesar de o Passat berlina já ter deixado de ser produzido em janeiro de 2022, a VW ainda está presente no segmento D com o “liftback” Arteon, que também está disponível em formato “shooting brake”. Ainda na sequência destes modelos, Schäffer diz que o novo Passat está a ser desenvolvido pela Skoda.

Para já ainda não está confirmado, mas é quase certo que o novo Passat carrinha seja feito a partir da evolução da plataforma MQB, e que incluirá motores a gasolina e Diesel já prontos para a norma Euro7. O próximo Superb já viu ser confirmada também uma variante híbrida plug-in.

É importante referir também que a VW lançará este ano o ID.7, um elétrico de dimensões similares às do Passat, que mais tarde terá também uma versão carrinha.

Deixe um comentário

*