Gordon Murray T.33 Spider mantem motor V12 e caixa manual

Gordon Murray Automotive T.33 Spider

Versão “aberta” do supercarro tem uma produção limitada a 100 unidades.

A Gordon Murray Automotive (GMA) aumentou a família do T.33 com uma versão Spider. Esta derivação “aberta” do supercarro, cuja produção será limitada a 100 unidades a um preço a partir de 2,05 milhões de euros, conta com dois painéis amovíveis no tejadilho, o que permite ouvir o som o motor V12 vindo da traseira. Estes painéis construídos em fibra de carbono estão disponíveis em várias cores e podem ser arrumados no compartimento dianteiro. O novo tejadilho obrigou o fabricante britânico a alterar a carroçaria do pilar A para trás, incluindo uma proteção em caso de capotamento e um óculo traseiro que lhe recolhe, permitindo aumentar ainda mais a experiência de “cabelos ao vento”.

Por dentro, as diferenças são poucas comparativamente com a versão fechada. Ao centro do painel de instrumentos realce para o tacómetro analógico calibrado para atingir 11.100 rpm. Há ainda visores específicos destinados à climatização e infotainment, que é compatível com Android Auto e Apple Carplay. O carro 295 litros de espaço para arrumação (180 litros quando o tejadilho está aberto), isto se incluirmos os dois compartimentos de 90 litros em cada lado do motor. O volante em fibra de carbono surge revestido em couro e os bancos são de competição igualmente em fibra de carbono e forrados a couro e Alcantara. Destaque ainda para os pedais, punho da caixa e seletor dos modos de condução em alumínio.

Este Spider traz o mesmo sistema Passive Boundary Layer Control utilizado no T.33 convencional, que basicamente aspira o ar da frente do carro e canaliza-o até ao difusor traseiro – evitando assim lábios, asas, entradas de ar e saias para aumentar a downforce. O Spider pesa mais 18 kg face ao coupé. Vem equipado com jantes forjadas de 19 e 20 polegadas, pneus Michelin Pilot Sport 4S, pinças de travão de seis êmbolos à frente e de quatro atrás, com discos de 370 mm e 340 mm, respetivamente.

O motor é o já conhecido V12 3.9 naturalmente aspirado de origem Cosworth a debitar os mesmos 615 cv e 438 Nm do coupé, enviados para o eixo traseiro em exclusivo através de uma caixa manual de seis velocidades da Xtrac.

O Spider começará a ser produzido em meados de 2025.

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