Mercedes 600 foi lançado há 60 anos

Mercedes-Benz 600

W100 esteve em produção até 1981 e teve mais duas gerações até ser substituído pelo Classe S.

O Mercedes-Benz 600 (também conhecido pelo nome de código W100) nasceu em 1963 e foi referência no seu segmento quase durante duas décadas, até a sua produção terminar, em 1981. Seguiram-se mais duas gerações: o W126 que foi feito entre 1979 e 1991 e o W140 entre 1991 e 1994. O seu sucessor foi o Classe S.

Ao todo foram produzidas 2677 unidades do Mercedes-Benz 600 em Sildelfingen, na Alemanha, entre as quais 487 exemplares de topo Pullman. A berlina tinha uma distância entre eixos de 3,2 metros, sendo que o Pullman chegava aos 3,9 m. Este último ganhou mais tarde uma derivação “open-top” de chassis curto chamada Landaulet, além de uma limusina de seis portas. O principal mercado do 600 foram os EUA (com 743 unidades), seguindo-se a Alemanha (589) e França (151). O 600 foi também o primeiro Mercedes de passageiros a utilizar um motor V8, neste caso com 6.3 de cilindrada e a debitar 250 cv. Anunciava 0-100 km/h em 9,7 segundos e uma velocidade máxima de 205 km/h. Novidade foi igualmente a caixa automática, os travões de disco duplo à frente e atrás, mas também a direção assistida eletricamente. O projeto do 600 tinha em mente três principais objetivos: o conforto dos ocupantes, o máximo de segurança possível e performance excecional. Na altura, a imprensa da especialidade descreve-o como o melhor carro do mundo.

A partir de hoje, o Mercedes 600 será exibido no Odeonsplatz Studio, em Munique. Além disso, entre 12 e 16 de abril, o 600 será homenageado na Techno Classica, em Essen, na Alemanha. Por fim, um 600 Pullman blindado de 1965 poderá ver visto no Museu da Mercedes em Estugarda.

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