Novo Mercedes-Benz Classe E já tem data de estreia

Mercedes-Benz Classe E

Gama da berlina contará com versões “eletrificadas” e novas tecnologias com recurso a inteligência artificial.

A Mercedes-Benz vai apresentar o novo Classe E a 25 de abril. A nova geração da berlina promete incorporar elementos visuais do novo Classe S, mas também alguma da sua tecnologia, incluindo os puxadores das portas escamoteáveis. Na imagem teaser agora publicada, o modelo parece ter o Night Package, com elementos em preto em vez do tradicional cromado.

Nota-se ainda a porta de carregamento, dando a entender que haverá um modelo “eletrificado” na gama. Aliás, a marca de Estugarda promete variantes “mild hybrid” e “full-hybrid” nos quatro e seis cilindros de modo a poder cumprir com a norma Euro 7. Com efeito, este que será um dos últimos modelos de base MRA terá versões de 48V dos motores de quatro cilindros (M254 a gasolina e do OM654 a gasóleo). Já o M256 2.9 de seis cilindros turbo a gasolina e o 3.0 de seis cilindros turbo OM656 a gasóleo terão versões “mild hybrid” e plug-in, com 435 e 330 cv, respetivamente. O PHEV receberá uma bateria de 28,6 kWh, a mesma utilizada no S580e, possibilitando um alcance elétrico superior a 100 km. Todos os motores funcionarão em conjunto com uma caixa automática de nove velocidades, com conversor de binário. As versões base serão de tração traseira e as mais potentes contarão com o sistema 4Matic, incluindo o E53 AMG (com uma grelha específica, travões maiores e com escape desportivo), que só deverão ser apresentados no próximo ano. Esperam-se ainda para 2024, a carrinha Classe E e o All Terrain. Ao nível do chassis, o E contará com uma suspensão de triângulos sobrepostos à frente e multibraços atrás, com opção de suspensão pneumática e quatro rodas direcionais (que permite rodar a traseira até 10 graus). A nível de segurança contará com um sistema com recurso a LiDAR, o que lhe permitirá ter funções de condução autónoma de nível 3.

Espera-se um interior “upmarket”, com um sistema de infotainment ao estilo do EQS, embora com um painel de instrumentos digital separado. A última versão do MBUX inclui inteligência artificial, que aprende a rotina do condutor e antecipa as suas necessidades – por exemplo, aquecendo automaticamente o banco quando a temperatura desce, ou recolhendo a janela à entrada de um parque de estacionamento muito movimentado. Entre as apps destaque para o acesso ao Tik Tok ou ao Zoom, que trabalha com uma câmara de “selfies”. Há ainda a opção para ver vídeos em streaming. Destaque também para um sistema que avalia a atenção do condutor e que desliga o ecrã do passageiro se o condutor se distrair com ele.

Deixe um comentário

*