Grelha iluminada do Skoda Enyaq envia mensagens a peões

Grelha iluminada da Skoda

Painel é composto por LEDs programáveis e é capaz de projetar animações.

Os sistemas de auxílio à condução (ADAS) estão cada vez evoluídos, revelando-se uma forma cada vez mais eficaz de comunicação com os peões e os outros ocupantes da via. Nesse sentido, a Skoda criou um protótipo de uma grelha dianteira iluminada para o Enyaq iV, que mostra, por exemplo, se é seguro aos peões se é seguro ou não atravessarem a estrada. O painel iluminado é composto por uma tira em LED programáveis, que ocupa o mesmo espaço da grelha convencional do SUV elétrico.

Na prática, quando o carro se aproxima de um cruzamento, este exibe uma animação, que permite ao peão perceber que o carro já detetou a sua presença. Em seguida, o carro abranda e a grelha mostra a imagem de um peão verde a atravessar a estrada, juntamente com setas em verde. Quando o carro já está pronto para arrancar novamente, a grelha muda o fundo para a vermelho e projeta triângulos de perigo em jeito de aviso, que já não é seguro atravessar nesse momento.

Esta grelha ainda está em fase de testes e ainda não se sabe quando chegará ao mercado. A Skoda acredita que esta tecnologia permitirá reduzir o número de feridos na sequência de atropelamentos.

Deixe um comentário

*