Cupra Tavascan tem 340 cv e até 550 km de alcance

Cupra Tavascan

SUV coupé 100% elétrico com 4644 mm de comprimento chega em 2024.

A Cupra revelou a versão de produção do SUV de formato coupé Tavascan, que estará à venda a partir do próximo ano. Este que é o segundo elétrico da marca espanhola (o primeiro com formato SUV) é feito com base na plataforma MEB, a mesma do VW ID.5, Skoda Enyaq Coupé iV e Audi Q4 e-tron Sportback. O Tavascan tem 4644 mm de comprimento, 1861 mm de largura, 1597 mm de altura e 2766 mm de distância entre eixos, assumindo-se como mais comprido, mais largo e mais baixo face ao “irmão” da VW.

Visualmente, o Tavascan de produção é, como é habitual, uma versão ligeiramente mais “amansada” face ao concept apresentado em 2019. O SUV é uma montra do que será a estética da Cupra doravante, destacando-se os faróis em LED matrix com uma assinatura com três triângulos, logo Cupra iluminado e uma grelha imponente baixa. Carateriza-se ainda por um perfil atlético, com um pilar A em preto e dois vincos que descaem para a dianteira. Já na traseira pontificam os farolins unidos por uma tira luminosa e um difusor sobredimensionado.

Por dentro, o Tavascan conta com uma consola central elevada, saídas de ventilação afiladas, um volante desportivo multifunções, um ecrã tátil de 15 polegadas (o maior da Cupra até agora) a projetar um novo interface HMI e umas bacquets (incluídas de série). A bagageira tem 540 litros de capacidade (mais do que o Q4, mas menos que o ID.5 e o Enyaq Coupé iV).

A construir na fábrica de Anhui, na China, o Tavascan está disponível em dois níveis de potência: o nível base com 286 cv/210 kW e 545 Nm com um motor traseiro na versão Endurance; e na versão de topo VZ com 340 cv/250 kW e 679 Nm com dois motores e tração integral. Esta última anuncia 0-100 km/h em 5,6 segundos. Ambas as variantes dispõem de uma bateria de 77 kWh de capacidade a possibilitar até 550 km de autonomia (WLTP) na versão RWD e 520 km na versão AWD. O SUV conta com cinco níveis de recuperação de energia e uma bomba de calor opcional. É possível carregar entre 10 e 80% da bateria do Tavascan em menos de 30 minutos numa tomada de 135 kW. Isto equivale a 100 km de alcance em cerca de 7 minutos de “encosto”.

O Tavascan vem equipado com um cruise control preditivo e adaptativo, Front Assist, Connected Travel Assist, Emergency Assist, Side e Exit Assist, Exit Warning, Remote Park Assist, entre outros.

Deixe um comentário

*