Mercedes-Benz desvenda novo Classe E

Mercedes-Benz Classe E

Nova geração traz um PHEV com 381 cv e até 111 km de autonomia elétrica.

A Mercedes-Benz revelou o novo Classe E da geração W214. A berlina a lançar no próximo verão (a carrinha chegará no final do ano) tem 4,95 metros de comprimento, 1,88 m de largura e 1,48 m de altura. A bagageira anuncia 540 litros de capacidade (370 litros nos PHEV). No lançamento estará disponível com os “mild hybrid” E200 a gasolina com 204 cv (com opção 4Matic) e Diesel E220d com 197 cv. Ambas dispõem de um motor elétrico com 23 cv (mais 3 do que antes). Existem ainda dois híbridos plug-in, o E300 (com opção 4Matic) e o E400, respetivamente com 313 e 381 cv. As duas opções contam com uma bateria de 25,4 kWh e um motor elétrico de 95 cv. A bateria pode ser carregada a 11 kW ou de forma opcional em corrente contínua até 55 kW (o que permite encher 100% da carga em meia-hora). Na versão E300, de tração traseira, o alcance máximo em modo elétrico destas versões é de 111 km (WLTP), segundo a marca. As versões PHEV têm um depósito de combustível com 50 litros, em vez dos 66 litros dos “mild hybrid”. Os PHEV dispõem de um modo adicional Battery Hold (que permite poupar a energia da bateria) e Electric. A velocidade máxima do modo EV é de 140 km. Todos os motores a combustão são novos e 2.0, surgindo acoplados a uma caixa automática de nove velocidades 9G-Tronic, com algumas versões a incluírem tração integral 4Matic.

A suspensão é de molas helicoidais nas versões “mild hybrid” e 15 mm mais baixa nas versões PHEV. Em opção existe uma opção pneumática Airmatic e amortecimento regulável ADS+ e quatro rodas direcionais (que permitem girar o eixo posterior até 4,5 graus). Este sistema possibilita reduzir o raio de viragem em 0,9 metros para 10,8 m nas versões de tração traseira e 11,1 m nas versões 4Matic. As versões de tração dianteira permitem ainda menos desmultiplicação no eixo dianteiro, de 2,2 voltas, contras as 2,4 das 4Matic. A nível aerodinâmico, o novo E anuncia 0,23.

Por dentro, o E traz de série dois ecrãs: um de instrumentação e outro ao centro. A instrumentação é configurável no modo Classic e Sporty e nos modos Navigation, Assistance e Servie. Em opção pode ter um efeito 3D. O ecrã de infotainment tem uma apresentação similar à do EQE, que pode exibir informações de navegação em forma de realidade aumentada, opcionalmente. O sistema MBUX tem também em opção pack MBUX Entertainment Plus, que inclui um módulo 5G para descarregar conteúdos Mercedes me connect. Outra novidade é o sistema de reconhecimento por voz ativável através do comando “Olá Mercedes”. Em opção, há um terceiro ecrã para o passageiro da frente. Existe ainda um sistema de inteligência artificial, que aprende os hábitos do condutor.

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