Ford prepara SUV elétrico de sete lugares

Render do Ford EV para sete - Kleber Silva

Novo modelo com três filas de bancos poderá ser feito com base na mesma plataforma da pick-up F-150 Lightning.

O CEO da Ford é da opinião que o mercado dos SUV elétricos de cinco lugares está prestes a ficar demasiado povoado. Como tal, Jim Farley disse à Autocar que é altura de diversificar, apostando num SUV “zero emissões” de sete lugares.

Este anuncio surge pouco tempo depois de terem sido publicados os resultados financeiros do primeiro trimestre deste ano, que mostram que a divisão de elétricos da marca da Oval Azul perde cerca de 54 mil euros por cada carro elétrico vendido. Essas perdas foram, efetivamente, compensadas pelos lucros com modelos a combustão e pelos comerciais. Contudo, para inverter esta situação a médio e/ou longo-prazo, a Ford quer aumentar a produção do Mustang Mach-E – modelo que recentemente teve de baixar o preço para poder “medir forças” com o Tesla Model Y, o rei do segmento dos SUV elétricos de cinco lugares, que no início do ano ficou quase 20 mil euros mais barato. Mas Farley prevê que a concorrência nessa franja de mercado, liderada pelo Y, represente cerca de 45 modelos até 2025. Como tal, há espaço para um modelo com três filas bancos, segundo ele. A marca norte-americana acredita que pode conquistar a preferência de clientes que nunca compraram um elétrico antes, tal como a pick-up F-150 Lightning o tem feito.

Resta saber se o novo SUV elétrico de sete lugares (na imagem, um “render” publicado por Kleber Silva) será, no fundo, uma versão “Lightning” do Explorer ou do Expedition, que já são modelos com algum sucesso nos EUA, ou se a marca apostará em algo totalmente novo. Ao que tudo indica, o novo SUV evoluirá a partir da mesma plataforma da já mencionada F-150 Lightning.

Além de mais dados acerca deste “Expedition Lightning”, a Ford mostrará no final do mês num conjunto de comerciais elétricos.

Deixe um comentário

*