Honda e:Ny1 é um novo SUV elétrico do segmento B

Honda e:Ny1

Alinhado com o HR-V, o novo modelo específico para a Europa conta com um ecrã tátil de 15,1 polegadas.

A Honda revelou a versão de produção do e:Ny1, um SUV elétrico do segmento B especificamente concebido para o mercado europeu – onde estará disponível a partir do último trimestre do ano. Esteticamente, esta nova proposta segue algumas das linhas do hatchback Honda e, conjugando elementos retro e modernos, embora também sejam reconhecíveis as semelhanças com o HR-V recentemente introduzido no Velho Continente. Destaque para a grelha tapada e para o para-choques simplificado, visando melhorar a prestação aerodinâmica. A tomada de carregamento é atrás do símbolo da Honda, à frente do carro. Mais concretamente, o e:Ny1 segue a mesma orientação da dupla e:NS1 e e:NP1, ambos vendidos na China, o primeiro através da parceria com a Dongfeng e o segundo com a GAC. Tem 4,39 metros de comprimento, 1,79 m de largura, 1,56 m de altura e 2,61 m de distância entre eixos.

Por dentro, o e:Ny1, um potencial concorrente do Peugeot e-2008, representa uma mudança significativa face ao HR-V. Num tablier redesenhado, destaca-se o ecrã tátil disposto na vertical com 15,1 polegadas, que congrega a maioria das funções. A este junta-se um painel de instrumentos digital de forma retangular. Realce ainda para as luzes ambiente nas portas. A bagageira tem 346 litros de capacidade. Existem três modos de carregamento disponíveis neste modelo produzido na China: Econ, Normal e Sport. Além disso, há um sistema de travagem regenerativa.

Segundo a marca nipónica, o sistema propulsor é formado por uma unidade mais compacta, que permite ganhar espaço no interior. O motor elétrico tem 204 cv e 310 Nm debitados as rodas da frente. O peso do conjunto é de 1773 kg em ordem de marcha e a altura livre ao solo é de 142 mm. Anuncia 0-100 km/h em 7,7 segundos. A bateria de 68,8 kWh de capacidade (61,9 kWh úteis) permite um alcance máximo até 412 km (WLTP), sendo que é possível carregar de 10 a 80% da mesma em 45 minutos numa tomada rápida a 78 kW. A bateria tem 8 anos de garantia, altura a partir da qual o fabricante garante que a bateria terá pelos menos até 70% da capacidade inicial).

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