Aspark Owl bate dois recordes do Guinness

Aspark Owl

Hipercarro elétrico japonês obteve a melhor velocidade média no percurso de 1/8 e 1/4 de milha.

O Aspark Owl foi apresentado em 2019 como sendo o carro mais potente do mundo, com 2012 cv e 2000 Nm debitados de quatro motores (um por roda, capazes de atingir 15.000 rpm). Agora, o hipercarro elétrico nipónico bateu dois recordes do Guinness.

Durante uma ida ao aeródromo de Elvington, em Yorkshire (no Reino Unido) – no qual o apresentador do programa “Top Gear”, Richard Hammond, sofreu um acidente aparatoso com um “jet car” em 2006 -, o Owl conseguiu tornar-se no carro elétrico a obter a melhor média na aceleração de ¼ de milha, com uma média de 318,85 km/h. Além disso, o hipercarro conseguiu uma média de 309,02 km/h em 1/8 de milha. Apesar disso, o Rimac Nevera continua a ser o detentor do melhor registo na aceleração em ¼ de milha com 8,582 segundos, além da velocidade mais elevada com 415 km/h.

Com um chassis em fibra de carbono, o que contribui para 1900 kg de peso do conjunto, o Aspark Owl tem uma bateria de 64 kWh de capacidade, suficiente para mais de 450 km de autonomia, segundo o fabricante (à luz da antiga norma NEDC). O modelo tem uma produção limitada a 50 unidades, a um preço de 2,9 milhões de euros. O Owl fez a sua primeira aparição pública na Europa na edição deste ano Salon Privé (na imagem), no início deste ano, antes do início da entrega das primeiras unidades aos clientes.

Deixe um comentário

*