Carro mais potente do mundo tem 2041 cv

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Limitado a 50 unidades, o hiperdesportivo elétrico Aspark Owl anuncia 0-100 km/h em 1,69 segundos.

A empresa de engenharia japonesa Aspark apresentou a versão de produção do Owl, o hipercarro de produção em série mais potente do mundo. Trata-se de uma evolução do protótipo de um modelo elétrico originalmente revelado em 2014 e lançado em 2017 que foi melhorado de modo a conseguir ser mais rápido – ou melhor, “o” mais rápido. O Owl conta com um conjunto propulsor de origem para já desconhecida formado por quatro motores elétricos alimentados por um pack de baterias de iões de lítio com 64 kWh de capacidade posicionadas no piso do carro. O débito de potência total é de 2041 cv e 2000 Nm de binário máximo – superando o Lotus Evija ou a dupla Rimac C_Two/Pininfarina Battista. O novo supercarro tem 4,79 metros de comprimento, 1,94 m de largura e 99 cm de altura, sendo feito com base num chassis formado por uma única peça em fibra de carbono de apenas 120 kg. As suas prestações são promissoras: 0-100 km/h em 1,69 segundos, 0-300 km em 10,6 segundos e uma velocidade máxima limitada a 400 km/h. A autonomia anunciada é de 450 km (NEDC), mas está prevista uma bateria maior no futuro.

Segundo adiantou à Top Gear o patrão da Aspark, Masanori Yoshida, o Owl conta com um sistema de vectorização de binário, que lhe permite enfrentar não só circuitos por esse mundo fora como confrontos de “drag race”. Destaque ainda para a suspensão de triângulos sobrepostos em todas as rodas. As mudanças face ao modelo de 2017 incluem o formato dos espelhos retrovisores, asa traseira ativa e vidros laterais com um novo formato. Mas a essência do modelo mantem-se: portas com abertura em tesoura, painéis em fibra de carbono, 1900 kg, suspensão hidráulica (com três níveis, que permite oscilar a altura ao solo entre 80 e 160 mm) e um interior superluxuoso – com quatro ecrãs (dois deles a projetar as imagens das câmaras “retrovisoras”). Os discos de travão são carbocerâmicos com pinças de dez êmbolos à frente e de quatro no eixo posterior. É possível optar por pneus Pirelli P Zero ou Michelin Pilot Sport Cup 2R.

Este supercarro de visual similar a um LMP será construído a partir do início do próximo em Turim (Itália) pelas mãos da MAT (Manifattura Automobili Torino), os autores reinterpretação do Lancia Stratos. Limitado a 50 unidades (15 das quais já com dono), o Owl custa 2,9 milhões. As primeiras entregas estão previstas para o verão de 2020. Depois do Owl, a Aspark já olha para o futuro, prevendo lançar um maior e outro mais pequeno.

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