LBX é o novo modelo de acesso da Lexus

Lexus LBX

Crossover híbrido é um “irmão” do Toyota Yaris Cross com 136 cv.

A Lexus revelou o LBX (Lexus Breakthrough Crossover), um novo modelo de acesso à gama. Trata-se de um crossover premium do segmento B feito com base na plataforma TNGA-B, a mesma utilizada no Toyota Yaris Cross.

O Lexus mais compacto de sempre é também o primeiro modelo desenvolvido especialmente a pensar no mercado europeu. Este LBX conta com um sistema híbrido formado por um motor 1.5 de três cilindros a gasolina e por um motor elétrico, para uma potência combinada de 136 cv e 185 Nm debitados nas rodas dianteiras, tudo gerido por uma caixa CVT com comando “shift-by-wire”. O motor elétrico é alimentado por uma nova bateria de níquel-metal-hidreto bipolar (a mesma do RX), que permite maior densidade energética comparada com a de células de iões de lítio, além de favorecer a capacidade de aceleração. Este crossover anuncia 0-100 km/h em 9,2 segundos e emissões de CO2 abaixo dos 120 g/km. Na calha está uma versão de tração integral, com um segundo motor elétrico no eixo posterior.

O novo LBX, uma espécie de sucessor do hatchback CT, conta com uma versão modificada da base TNGA-B, com mais 20 mm de distância entre eixos, com vãos mais curtos e embora com maior largura total. Assim, temos um modelo com 4190 mm de comprimento, 1825 mm de largura, 1545 mm de altura e 2580 mm de distância entre eixos. Por sua vez, a bagageira tem 322 litros de capacidade. Neste novo modelo a suspensão foi retrabalhada no eixo dianteiro, de modo a otimizar o comportamento e tornar a condução mais divertida.

Por dentro, o cockpit é centrado no condutor, que surge sentado numa posição mais baixa face à maioria dos crossovers concorrentes. Os comandos foram simplificados o mais possível, embora haja alguns comandos físicos. Destaque para a inclusão de série do ecrã tátil de 9,8 polegadas compatível com Apple Carplay e Android Auto, e para o painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas.

O LBX tem chegada prevista à Europa no primeiro trimestre de 2024.

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