Jaguar homenageia primeiros E-Type a ganharem corridas

Jaguar Classic E-Type ZP Collection

Jaguar Classic vai construir 14 modelos restaurados (7 no formato coupé e outros tantos no formato roadster).

A Jaguar anunciou a E-Type ZP Collection. Em causa está uma dupla de restomod, um no formato coupé e outro no formato roadster, que pretende homenagear os E-Type que pouco depois da sua estreia, em 1961, venceram as corridas que disputaram. Esta coleção é composta por 7 pares de modelos.

Segundo a Jaguar Classic, cada um destes modelos demorou 2 mil horas a ser feito. Os carros da ZP Collection incluem um “drophead coupé” na cor Oulton Blue e um coupé de tejadilho fixo em Crystal Grey – isto apesar de os ZP originais de competição serem apenas no formato drophead coupé. Assim, o drophead coupé azul refere-se ao carro que Graham Hill utilizou para venceu em Oulton Park a 15 de abril de 1961 e o coupé de tejadilho fixo em cinzento é um tributo ao carro conduzido por Roy Salvadori que venceu em Crystal Palace a 21 de maio. Cada uma destas reinterpretações surge com rodelas brancas, para-choques cromados e jantes retro. Além disso, a barra na grelha foi removida para que estes E-Type se assemelhem aos modelos de pista originais. Por dentro, há revestimentos em couro vermelho no carro alusivo ao de Hill e em couro “Dark Navy” ao de Salvadori. Ambos recebem um dístico específico no túnel de transmissão, além de um sistema de infotainment moderno com rádio DAB, ligação Bluetooth e navegação.

Ambos os carros desta ZP Collection contam com um motor 3.8 de seis cilindros em linha a debitar 265 cv, acoplado a uma nova caixa de cinco velocidades, com passagens mais curtas.

A juntar a esta E-Type ZP Collection, a Jaguar Classic prepara uma F-Type ZP Edition para o final deste ano, igualmente limitada a 14 unidades.

Deixe um comentário

*