Toyota revela protótipo GR Prius

Toyota Prius 24h Le Mans Centennial GR Edition

Modelo de inspiração desportiva traz apontamentos aerodinâmicos específicos, mas tambémum capot em carbono, para-lamas alargados e faróis diferenciados.

A ideia de fazer um Toyota Prius orientado para o desporto automóvel não é propriamente nova, uma vez que têm existido vários modelos a correr nas Super GT no Japão, além de existir uma versão de estrada com selo da Gazoo Racing no mercado nipónico. Contudo, agora que chegou a quinta geração do híbrido, a Toyota resolveu ensaiar como ficaria um GR Prius.

Este Toyota Prius 24h Le Mans Centennial GR Edition estreou no famoso circuito de la Sarthe, em França, onde será disputada no próximo fim de semana a 100ª edição das 24 Horas de Le Mans. Nos últimos cinco anos, a Toyota tem dominado a mítica prova de resistência com os seus híbridos TS030, TS040, TS050 e mais recentemente com o GR010, daí a escolha deste palco para mostrar como poderá vir a ser um GR Prius.

Este estudo distingue-se pelo pacote aerodinâmico específico, com asas dianteiras e um lábio mais saliente, a que se juntam saias laterais mais pronunciadas, para-lamas alargados, além de na traseira uma asa proeminente e um difusor imponente. Destaque também para o capot em fibra e carbono e para os faróis em LED de quatro pontos inspirados no GR010. Este híbrido mais orientado para competição dispõe ainda de jantes específicas otimizadas aerodinamicamente da RAYS com 18 polegadas e pneus 235/50 R18 Michelin Pilot Sport 4S. Nota também para a entrada de ar dianteira com grelha favo de mel e para a suspensão ajustável. Este GR é 90 mm mais comprido, 50 mm mais largo e 30 mm mais baixo face ao modelo de estrada, além de contar com vias 40 mm maiores à frente e atrás.

Este Prius especial conta ainda com mini-inversores instalados diretamente no motor elétrico, semicondutores de carboneto de silício e um sistema de arrefecimento aprimorado.

Deixe um comentário

*