Toyota revela protótipo de Le Mans a hidrogénio

Toyota GR H2 Racing Concept

GR H2 Racing Concept antecipa futuro modelo de competição que poderá entrar em pista a partir de 2026.

A Toyota continua de olhos postos no futuro e pouco antes da 24 Horas de Le Mans deste ano apresentou o GR H2 Racing Concept, um protótipo para corridas de resistência que tem a particularidade de operar a hidrogénio.

Este concept, que foi revelado pelo próprio chairman da marca nipónica, Akio Toyoda, pretende abrir caminho para futuros modelos a hidrogénio, que, à luz dos regulamentos, terão  a partir de 2026 a sua classe própria no WEC. Sem desvendar as caraterísticas técnicas deste modelo, a Toyota foi apenas dizendo que o GR H2 Racing Concept tem 5100 mm de comprimento e 2050 mm de largura, o que faz dele mais comprido e mais largo face ao LMP1-H Le Mans prototype, que tem 4650 mm de comprimento e 1900 mm de largura. Já acerca do sistema propulsor, sabe-se apenas que é híbrido com recurso a hidrogénio – o que significa que tanto poderá utilizar uma pilha de combustível como também hidrogénio como combustível. Recorde-se que a Toyota corre desde 2021 com um Corolla com motor a hidrogénio na Super Taikyu Series. Já na estrada, a Toyota tem neste momento um Mirai, um modelo “fuel cell”.

O projeto GR H2 Racing continuará a ser desenvolvido tanto nas instalações de Higashi Fuji como em Colónia, sede da Toyota Gazoo Racing Europe.

Deixe um comentário

*