Lotus prepara Evija X para bater recorde em Nürburgring

Protótipo Lotus Evija X

Protótipo de competição do hipercarro elétrico já testou no “Inferno Verde”.

A Lotus revelou o Evija em 2019, tendo como cartão de visita o facto de ser o carro de produção mais potente do mundo, com 2000 cv. Agora, o hipercarro equipado com quatro motores elétricos, que ainda não começou a ser entregue aos clientes, vai dar origem a um modelo de competição, o Evija X, que tem vindo a ser testado nas últimas semanas em várias pistas situadas em diferentes países. Mais recentemente, um protótipo desta nova versão de pista foi “apanhada” a rolar no circuito de Nürburgring, na Alemanha. Esta versão ainda mais “extrema” vem equipada com um kit aerodinâmico específico (com uma asa gigante e entradas de ar nos arcos das rodas, o que permite ver parte da suspensão), distinguindo-se ainda da versão de estrada pelo facto de não ter faróis e por ter uma altura ao solo ainda mais reduzida. Além do mais, este modelo, que se encontra ainda em fase de desenvolvimento, não traz espelhos retrovisores, tem pneus Pirelli P Zero e no interior conta com um arco de segurança.

Contudo, um dos objetivos traçados pela marca britânica é que esta versão bata o recorde da volta mais rápida ao “Inferno Verde”. É possível que na calha esteja não só o recorde entre os modelos de produção, atualmente na posse do Mercedes-AMG One (com 6:35.183), mas também o recorde do elétrico mais rápido, estabelecido pelo VW ID.R em 2019 (com 6:05.336). Recorde-se que o recorde absoluto é o do Porsche 919 Evo (com 5:19.546). A meta de bater o recorde na mítica pista germânica já tinha sido aflorada por responsáveis da Lotus no passado mês de outubro.

Na calha poderá estar um Evija X de produção limitada.

Deixe um comentário

*