McMurtry mostra versão final do Spéirling Pure

McMurtry Spéirling Pure

Hipercarro elétrico de 1000 cv pesa menos de uma tonelada e é capaz de gerar downforce superior a 2000 kg.

O McMurtry Spéirling deu que falar no ano passado por ter batido o recorde do Goodwood Hill Climb, tendo ao volante o antigo piloto de Fórmula 1, Max Chilton. Agora, a McMurtry Automotive anunciou que produzirá 100 unidades do hipercarro elétrico, mas um protótipo da versão final será mostrado no próximo mês precisamente no Goodwood Festival of Speed. Os preços arrancam nos 954 mil euros, sendo que as entregas aos clientes só deverão acontecer em 2025.

O McMurtry tem 3,45 metros de comprimento, 1,58 m de largura, 1,02 m de altura, mas apesar destas dimensões consegue acomodar no seu interior um condutor com até 2 metros de altura e com 150 kg de peso, graças aos pedais e volante ajustáveis. Com uma monocoque em fibra de carbono atualizada, este pequeno modelo de 1000 cv/745 kW debitados nas rodas traseiras pesa menos de uma tonelada. O Spéirling tem jantes de 18 polegadas (que contrastam com as de 19” utilizadas no ano passado), com pneus slick com 270 mm de largura à frente e 300 mm atrás. Um novo sistema com uma turbina permite incrementar a eficiência em 15% e baixar o peso em 14% face ao protótipo. A bateria Molicel de 60 kWh (15% mais leve do que antes) carrega em 20 minutos e consegue aguentar 10 voltas no circuito de Silverstone antes de ter de parar para recarregar.

Para a versão final deste modelo exclusivo para pista, a marca mexeu na suspensão, na carroçaria, assim como na parte aerodinâmica do carro (nomeadamente, novas saias), além de ter ajustado os pedais, a arquitetura elétrica (com menos um terço da cablagem), os travões, o chassis e a direção (mais leve).  Efetuou também mudanças na caixa de velocidades, acrescentou uma bateria mais leve e melhor gestão térmica, além da opção por travões antibloqueio. Para já, sabe-se que a velocidade máxima é de 306 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h é cumprida em 1,5 segundos. Este “set-up” permite gerar mais de 2000 kg de “downforce” “on demand”.

1 Comment

  1. Se eu fosse milionário, compraria um e o usaria no meu dia a dia !!!

    Sou muito fã de carros esportivos pequenos!

    Viva os foquetinhos de bolso!!!

    Pocket rocket !!!

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