Porsche estreia protótipo elétrico 357 Speedster

Porsche Vision 357 Speedster concept

Feito com base no 718 GT4 e-Performance, este Vision é um 356 dos tempos modernos.

A Porsche trouxe à edição deste ano do Festival de Velocidade de Goodwood, em jeito de comemoração dos seus 75 anos, o Vision 357 Speedster. Trata-se de uma reinterpretação moderna de alguns dos mais icónicos “open-top” da marca de Zuffenhausen, nomeadamente o primeiro modelo da marca, o 356. Mais concretamente, este Speedster é a versão “aberta” do Vision 357 Concept mostrado no início do ano, um modelo feito com base no 718 Cayman GT4 RS.

Contudo, o Speedster evolui com base no 718 GT4 e-Performance, um modelo 100% elétrico. O chassis é o do 718 GT4 Clubsport, mas os motores elétricos e bateria são oriundos do Mission R concept – capaz de atingir 800 kW/1088 cv em modo Race. A bateria de 80 kWh de capacidade dura para 30 minutos de corrida. Visualmente, distingue-se pela cobertura de estilo “tonneau” num dos lados, além de logótipos específicos com o número 75. Realce também para as jantes de 20 polegadas em magnésio com porca de aperto central e centro em fibra de carbono, capot específico e câmaras em substituição de espelhos retrovisores tradicionais. Foram efetuadas cavidades na carroçaria para o encaixe dos faróis e dos farolins e existe uma terceira luz de travão integrada nas saídas de ventilação traseiras. A pintura combina Marble Grey e Grivelo Grey Metallic, uma tonalidade também utilizada nas jantes, combinada por detalhes em Miami Blue em todo o exterior.

Por dentro, existe um banco colocado numa posição baixa feito a partir de uma estrutura em plástico reforçado em fibra de carbono integrado diretamente na estrutura e equipado com um cintos de segurança de seis apoios. O interior minimalista é composto por um tablier em fibra de carbono com um painel de instrumentos transparente, prescindindo de puxadores das portas tradicionais – utilizando no seu lugar tiras em tecido, de modo a poupar peso. Em termos decorativos, o contraste é feito pelos apontamentos em Miami Blue, nomeadamente nos comandos e no volante.

Deixe um comentário

*