Porsche 356 revisitado é feito com base no 718 GT4 RS

Porsche Vision 357 Concept

Protótipo 357 serve para assinalar os 75 anos da marca de Zuffenhausen.

A Porsche está a celebrar o seu 75.º aniversário durante este ano. O primeiro modelo da marca, o 356, foi lançado em junho de 1948, e é homenagem a este que foi apresentado agora o novo Vision 357 Concept, uma reinterpretação assinada pela Style Porsche Team.

Esta visão futurista carateriza-se pela fluidez das suas linhas, por não ter puxadores das portas à vista – estão escondidos nos vidros das portas -, câmaras em vez dos tradicionais espelhos retrovisores exteriores, faróis e farolins a saírem de zonas perfuradas nos painéis da carroçaria e uma terceira luz de travão na grelha traseira, tal como acontecia no modelo que serve de inspiração. O 357 conta ainda com uma secção posterior arredondada e com arcos das rodas salientes. De fora ficou o icónico para-brisas bipartido. O vice-presidente da Style Porsche, Michael Mauer, assume que há elementos neste protótipo que poderão vir a ser utilizados em futuros modelos de produção, incluindo os faróis e os farolins, bem como o formato dos espelhos com câmara. Destaque ainda para as jantes especiais de 20 polegadas em magnésio e para entradas de ar laterais junto à janela, ao estilo visor de capacete, que remetem para o 718. A pintura exterior é em dois tons, um Ice Gray Metallic com para-choques dianteiro em Grivola Gray Metallic, acompanhada do número 75 nas portas e no capot, além de dísticos subtis com o 357 à frente e atrás. O escape é em titânio com ponteiras em cerâmica.

Neste regresso ao 356, a Porsche optou pelo motor do 718 Cayman GT4 RS, um 4.0 de seis cilindros boxer atmosférico de colocação central capaz de debitar 500 cv e preparado para operar com combustíveis sintéticos. Trata-se de um “upgrade” significativo face ao 356 original que tinha um 1.1 de quatro cilindros boxer derivado do VW Carocha. Tal como sucede no 718, este 357 conta com uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades a enviar potência para o eixo posterior.

O interior do 357 não foi mostrado, mas caso o carro chegue à produção deverá ser similar ao do 718. Este cenário está a ser equacionado pela Porsche.

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