Novo Mercedes-AMG GLC 63 é um híbrido de 680 cv

Mercedes-AMG GLC 63 S E Performance

A acompanhar surge a versão mais “comedida” GLC 43 com 421 cv.

Depois das versões convencionais da nova geração do GLC, a Mercedes traz a jogo as variantes mais desportivas com selo AMG, que estarão à venda nos próximos meses. E, sem surpresa, a aposta recaiu no mesmo figurino adotado no Classe C, ou seja, com um “downsizing”. No caso do GLC 43, a versão base, por assim dizer, a opção recaiu num motor 2.0 de quatro cilindros turbo “mild hybrid” com 421 cv e 500 Nm. Este sistema eletrificado permite 14 cv adicionais do motor elétrico a velocidades mais baixas. Esta versão dispõe de uma caixa automática de nove velocidades (que promete funcionamento suave a baixos regimes e melhor resposta a fundo) e de um sistema de tração integral 4Matic. Tal como em modelos como o E63, este GLC 43 conta de série com quatro rodas direcionais e uma suspensão pneumática com amortecimento adaptativo integrado no sistema AMG Ride Control. Anuncia 0-100 km/h em 4,8 segundos (em vez dos 4,9 seg. do antecessor com motor V6 “mild hybrid”).

Já a versão de topo chama-se GLC 63 S E Performance conta com um motor 2.0 de quatro cilindros turbo (que por si só debita 476 cv) a operar em conjunto com um motor elétrico (de 204 cv) para um total de 680 cv e 1020 Nm – tal como no novo C63 AMG – o equivalente a mais 170 cv que o GLC 63 S anterior de motor V8. Isto permite que o SUV consiga anunciar 0-100 km/h em 3,4 segundos (apesar dos 2235 kg de peso), sendo que a velocidade máxima encontra-se limitada eletronicamente a 275 km/h. De resto, este GLC 63 traz a mesma caixa automática de nove relações, assim como o sistema 4Matic, embora este seja totalmente variável, permitindo, por exemplo, apontar 100% da potência para as rodas traseiras. Este 63 traz uma bateira de 6,1 kWh que possibilita 80 kW de corrente continua e 150 kW até 10 segundos, oferecendo ainda até 12 km de autonomia elétrica.

Estes modelos surgem equipados com o sistema AMG Dynamics, que melhora estabilidade e a resposta da direção em curva. Já o AMG Ride Control incluído de fábrica aumenta o conforto em piso irregular. Ambos trazem de série um sistema de travagem desportivo, quatro rodas direcionais e escape AMG.

Visualmente, ambos os AMG trazem uma grelha específica com filamentos verticais como principal elemento diferenciador face ao GLC convencional, acrescentando igualmente entradas de ar maiores e mais apontamentos cromados na dianteira. Atrás, o 43 dispõe de duas ponteiras redondas e o 63 tem ponteiras trapezoidais.

Por dentro, realce para a inclusão de mais equipamento de fábrica, com revestimentos em tecido microfibra (com opção em couro Nappa) com logótipo AMG bordado nos encostos de cabeça. Existe ainda a opção de bancos Performance. O sistema MBUX é o mesmo dos modelos convencionais, embora tenha menus específicos AMG. Realce para o AMG Track Pace que permite fazer a telemetria em pista. A contrastar existem pespontos amarelos no volante, bancos e cintos.

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