Mercedes-AMG C63 S E-Performance traz 680 cv

Mercedes-AMG C63 S E-Performance

Híbrido traz menos quatro cilindros, mas mais 170 cv face ao antecessor.

A Mercedes-AMG revelou o novo C63 S E-Performance, que apesar de trocar o motor V8 por um sistema híbrido plug-in com base num bloco 2.0 de quatro cilindros com um turbo elétrico consegue extrair mais 170 cv face ao antecessor. Ao todo, o novo modelo de topo do Classe C conta com 680 cv e 1020 Nm. Está disponível a partir do início de 2023 no formato berlina e carrinha.

Este inédito C63 híbrido recorre ao mesmo motor M139 utilizado no A45 AMG e no SL 43 AMG, entre outros, rendendo ao todo 476 cv – o que resulta numa potência específica de 238 cv/litro – acoplado a uma caixa automática de nove velocidades AMG Speedshift MCT 9 com conversor de binário. O turbo elétrico, que reduz o atraso da resposta, é alimentado por um sistema híbrido que opera a 400V. O eixo posterior traz um motor elétrico de 204 cv, associado a uma caixa automática de duas velocidades e um diferencial autoblocante – tal como no Mercedes-AMG GT 63 S E-Performance 4 Portas. Existe ainda um segundo motor elétrico que serve apenas como motor de arranque e para fornecer energia a componentes como a iluminação, climatização ou o sistema de som. A bateria é de iões de lítio de apenas 89 kg e tem 6,1 kWh de capacidade, permitindo percorrer até 13 km em modo elétrico (WLTP). Carrega um máximo de 3,7 kW e recorre a um líquido de refrigeração que chega às 560 células que a compõem através de uma bomba elétrica. A Mercedes-AMG diz que consegue manter uma temperatura média da bateria de 45 graus. Destaque para o sistema de launch control Race Start e para a função ponta-tacão, com os modos de condução mais desportivos acionados. Em complemento, existe um sistema de quatro rodas direcionais que permite que as rodas traseiras girem a um máximo de 2,5 graus, tal como sucede no C43 4Matic.

Destaque para o modo Electric (100% elétrico), Comfort, Battery HOld (que permite manter a carga da bateria), Sport, Sport+, Race, Estrada Escorregadia e Individual. O condutor pode optar entre quatro níveis de travagem regenerativa. O C63 S E-Performance acelera entre 0 a 100 km/h em 3,4 segundos e alcança uma velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente, que em opção pode chegar a 280 km/h na berlina e a 270 km/h na carrinha). A suspensão de série é a AMG Ride Control, de molas helicoidais e amortecimento controlado eletronicamente (com três níveis de rigidez predefinida: Comfort, Sport e Sport+). De série, traz discos de aço com pinças em alumínio, de seis êmbolos no eixo dianteiro e de um eixo posterior. Em opção, existem travões carbocerâmicos.

Visualmente, o novo C63 híbrido traz elementos específicos, nomeadamente o para-choques, grelha, ponteiras de escape e entradas de ar laterais maiores. Além disso, dispõe de jantes de 19 polegadas com desenho específico (em opção podem ser de 20”) e vias 1 cm mais largas.

Por dentro, realce para os menus específicos no sistema de infotainment, instrumentação e head-up display, nomeadamente acerca do funcionamento do sistema híbrido, mas também acerca do funcionamento do carro em pista (com temperaturas de vários elementos, tempos por volta ou forças G). De série, realce para os bancos desportivos, embora em opção existam bancos AMG Performance, mais leves e com apoio lombar adicional.

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