Aston Martin estreia DB12 Volante com 680 cv

Aston Martin DB12 Volante

Além da mesma potência do coupé, a versão descapotável mantém os 325 km/h de velocidade máxima.

A Aston Martin desvendou a variante “aberta” do DB12. O novo Volante mantém muitos dos ingredientes do “super tourer”, mas desta vez integrando um tejadilho em tecido feito de oito camadas, o que beneficia a insonorização. Esta cobertura demora 14 segundos a abrir e 16 segundos a repor, podendo ser operada a velocidades até 50 km/h. Além disso, é possível acionar a cobertura fora do carro, através da chave – bastando para isso estar num raio de 2 metros à sua volta. Para além da cobertura em preto disponível de fábrica, existe a opção de ter a mesma em vermelho, azul ou preto/prateado, em combinação com várias decorações no exterior e no interior através do programa de personalização Q.

Tal como sucede no coupé, este descapotável de 2+2 lugares conta com os préstimos de um motor V8 4.0 biturbo de origem Mercedes-AMG a debitar 680 cv e 800 Nm, necessitando de 3,7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h (menos 0,1 seg. que o DB12 convencional), além de atingir os mesmos 325 km/h de velocidade máxima. O bloco surge acoplado a uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades com conversor de binário, responsável por enviar potência para as rodas posteriores através de um diferencial autoblocante eletrónico e por via de um veio de transmissão em fibra de carbono. Este cabrio dispõe ainda de discos de travão de 400 mm à frente e 360 mm atrás, com opção de travões carbocerâmicos (27 kg mais leves). O Volante tem jantes forjadas de 21 polegadas, “calçando” uns pneus Michelin Pilot Sport 5 específicos. A suspensão deste descapotável é 140% mais rígida na dianteira face à do antecessor DB11, tendo sido também acrescentada uma barra estabilizadora no motor. O Volante possui também uma rigidez torcional 3,7% superior comparativamente com o modelo anterior. Ao todo, o “drop top” é 111 kg mais pesado face ao coupé.

Por dentro, o DB12 Volante inclui o novo sistema de infotainment com ecrã tátil de 10,25 polegadas compatível com Android Auto e Apple Carplay wireless, sendo complementado por comandos à parte para a climatização. Existe ainda um sistema de som com 11 altifalantes e 390 watt, com opção de um Bowers & Wilkins de 15 altifalantes e 1170 watt.

O DB12 Volante estreará ao público no The Quail na próxima sexta-feira, no âmbito da Monterey Car Week, nos EUA. As primeiras entregas estão previstas para o último trimestre do ano.

Deixe um comentário

*