Lamborghini Lanzador é um crossover elétrico com 1350 cv

Lamborghini Lanzador EV Concept

Protótipo de quatro lugares antecipa concorrente do Ferrari Purosangue a lançar em 2028.

O Lanzador EV Concept abre caminho para o primeiro modelo elétrico da história da Lamborghini cujo lançamento está previsto para 2028. Este crossover com configuração 2+2 pretende dar origem a um concorrente do Ferrari Purosangue. Mais do que um simples exercício de estilo, o Lanzador é um modelo de proporções imponentes, linhas ousadas, interior futurista e com 1350 cv/1 megawatt de potência.

A marca italiana não adiantou muitos detalhes acerca do sistema propulsor, apenas que é formado por dois motores, um por eixo, o que lhe permite ter tração integral. Esta dupla é alimentada por uma “bateria de elevada performance”. O Lanzador vem equipado com um sistema Aerodinamica Lamborghini Attiva, que proporciona um controlo eletrónico de elementos aerodinâmicos, nomeadamente o lábio dianteiro amovível, as lâminas laterais traseiras, o difusor extensível e as cortinas de ar. No modo mais eficiente de condução, procura a menor resistência possível ao ar; no modo mais desportivo, o objetivo é gerar o máximo de downforce. A ajudar ao conjunto está a suspensão ativa pneumática, amortecimento adaptativo e quatro rodas direcionais. A isso junta um sistema de vectorização de binário.

Visualmente, o Lanzador vai buscar referências aos Revuelto, mas também ao Urus. A silhueta é típica de um supercarro, ajudada por uma altura ao solo 10 cm mais baixa comparativamente com o Urus. Destaque para os arcos da rodas Gandini (similares aos do Countach) e para os vários elementos em forma de Y ao longo da carroçaria que remetem para as entradas de ar de um carro de motor central. A linha de tejadilho é pronunciada e, segundo a marca, não rouba espaço em altura para os ocupantes da segunda fila. Já os farolins têm a forma idêntica à do Revuelto e as luzes diurnas remetem para o Murcielago.

Por dentro, destaque para o generoso espaço a bordo, bancos traseiro reconfiguráveis e para a bagageira versátil. O tablier tem forma em Y e uma consola central flutuante.  Há um painel de instrumentos digital e um ecrã do lado do passageiro, sem ecrã ao meio. Os comandos estão na consola central, destacando-se o botão “start” integrado numa estrutura que parece para lançar um míssil. Os revestimentos são lã Merino australiana, pespontos em nylon reciclado e bancos com espuma feita de plástico reciclado e impressa em 3D. A acompanhar há couro sustentável processado com águas residuais da produção de azeite.

Deixe um comentário

*