Novo Renault Scénic é SUV elétrico com 620 km de alcance

Renault Scénic E-Tech Electric

Quinta geração do Scénic aposta no espaço interior e traz versão de topo com 220 cv.

A Renault apresentou a quinta geração do Scénic no Salão de Munique, na Alemanha. Contudo, o tradicional monovolume foi convertido num crossover/SUV e, mais importante do que isso, num modelo 100% elétrico. Feito com base na mesma plataforma CMF-EV do Mégane E-Tech e do Nissan Ariya, este novo Scénic passa a envergar assim o dístico E-Tech Electric e será produzido na fábrica de Douai, em França, a partir do início do próximo ano.

Este Scénic E-Tech Electric traz baterias NMC (de níquel-manganês-cobalto) produzidas pela LG. A versão base tem motor dianteiro e debita 125 kW/170 cv e 280 Nm, sendo alimentada por uma bateria de 60 kWh de capacidade a garantir até 420 km de alcance (WLTP). Suporta carregamentos rápidos até 130 kW e anuncia 0-100 km em 9,3 segundos e uma velocidade máxima de 150 km/h. Por sua vez, a versão de topo High tem 160 kW/220 cv e 300 Nm. Esta é alimentada por uma bateria maior com 87 kWh que permite uma autonomia até 620 km. O carregamento rápido, por sua vez, pode ser efetuado até 150 kW, anunciando 0-100 km/h em 8,4 segundos e uma velocidade de topo de 170 km/h. Ambas as variantes podem carregar em AC até 22 kW. As duas baterias são compostas por módulos individuais, o que possibilita uma mais fácil substituição e reparação.

O novo Scénic integra até 80% de material reciclado na estrutura do tablier, 26% de materiais reciclados no cockpit, tapetes feitos de 97% de garrafas de plástico recicladas, forro do tejadilho até 99,5% produzido a partir de garrafas de plástico recicladas e teto panorâmico em vidro Solarbay feito de 50% de material reciclado. Aliás, 37% dos componentes em ferro do carro são feitos a partir de material reutilizado. No caso do capot e das portas há até 40% em alumínio reciclado.

Por dentro, o novo Scénic permite sentar cinco pessoas, utilizando um piso totalmente plano, com direito até 38,7 litros de espaços para arrumação. O apoio de braços traseiro tem 3,6 litros de espaço e inclui uma doca para carregamento de smartphones e tablets, dois porta-copos e duas tomadas USB-C. O novo modelo tem 4470 mm de comprimento, 1864 mm de largura, 1571 mm de altura, 1842 kg de peso (na versão com bateria maior) e 545 litros de espaço na mala. Na dianteira realce para o painel digital Open R Link que engloba o ecrã de 12,3 polegadas para a instrumentação disposto na horizontal e um tátil de 12” para o infotainment, a permitir o acesso a mais de 50 apps, incluindo Google Maps. Há ainda compatibilidade com Android Auto e Apple Carplay, com ou sem fios. A nível de sistemas de assistência à condução, a Renault assegura mais de 30, incluindo um cruise control adaptativo com stop & go e sistema de permanência no centro da faixa.

 

Deixe um comentário

*