Mini estreia Countryman elétrico com 313 cv

Mini Countryman SE All4

Nova geração do crossover partilha a plataforma com o BMW iX1 e promete até 433 km de autonomia.

A Mini apresentou o novo Countryman elétrico no Salão de Munique, que abriu ontem ao público na Alemanha. Aquele que é o maior Mini da atualidade é feito na Alemanha (algo de inédito – mais concretamente em Leipzig), tendo 4433 mm de comprimento, 1843 mm de largura e 1656 mm de altura. Isto reflete-se em mais 130 mm de comprimento e mais 60 mm de altura face ao antecessor. Estará disponível em dois níveis de potência. O primeiro é o Countryman E, que anuncia até 462 km de autonomia. Esta versão base vem munida de um motor dianteiro com 204 cv e 250 Nm. O outro é o Countryman SE All4 que permite até 433 km de alcance. Esta versão conta com dois motores (um por eixo, o que possibilita tração integral) debitando um total de 313 cv e 494 Nm. Para já, não foi revelada a capacidade da bateria, mas ao que tudo indica o E terá um pack com 54 kWh de capacidade e o SE All4 subirá para 64 kWh. Ambas aceitam carregamentos AC até 22 kW e DC até 130 kW. O modelo base anuncia 0-100 km/h em 8,6 segundos, podendo chegar a uma velocidade máxima de 170 km/h. Já o mais potente cumpre a mesma função 0-100 km/h em 5,6 segundos, atingindo um máximo de 180 km/h.

Visualmente, o crossover traz uma nova grelha octogonal que integra um radas utilizado para as funções de condução autónoma de nível 2, luzes diurnas em LED configuráveis (com opção de três assinaturas luminosas, tal como no novo Cooper). Redesenhado é também o pilar C, que assume diferentes decorações de acordo com o nível de equipamento. As jantes podem ser até 20 polegadas e na traseira há novos farolins.

No interior, realce para um tablier curvo coberto em tecido, com ecrã central OLED com 240 mm de diâmetro a exibir desde a navegação, mas também a velocidade ou o estado da bateria. Este sistema de infotainment opera via comandos voz ou através de um comando no volante.

Feito com base na mesma plataforma do BMW iX1, o novo Countryman elétrico é capaz de transportar até cinco ocupantes. Destaque para o tejadilho panorâmico bipartido e para os bancos traseiros ajustáveis longitudinalmente em 130 mm. A mala pode ir de 460 até 1450 litros, com o rebatimento da segunda fila. Adicionalmente, existe um compartimento no piso para arrumar os cabos, por exemplo. A capacidade de reboque vai até 1200 kg.

À disposição estão os níveis Essential, Classic, Favoured e JCW. O novo modelo começará a ser produzido até ao final do ano, mais menos na mesma altura em que arrancará a produzição do Cooper EV na China. Em abril do próximo ano ambos terão a companhia do crossover Aceman.

Deixe um comentário

*