Toyota estreia SUV de luxo Century

Toyota Century SUV

Novo modelo tem bancos traseiros reclináveis e uma versão GR com portas traseiras deslizantes.

Depois do Crown, agora é a vez de a Toyota converter o igualmente prestigiado Century num SUV. Lançado apenas, para já, no Japão, este novo SUV tem uma estimativa de vendas de 30 unidades por mês. Trata-se de um modelo mais luxuoso do que qualquer Toyota ou Lexus atualmente em comercialização, com um preço a começar nos 160 mil euros.

Este Century SUV tem um formato quadrado com faróis divididos ao estilo dos Genesis. Mede 5205 mm de comprimento, 1990 mm de largura e 1805 mm de altura, o que faz com que seja mais curto mas mais largo que a berlina Century, trazendo apenas opção de quatro lugares em vez de cinco. A distância entre eixos é de 2950 mm e pesa 2570 kg. O novo SUV de topo conta assim com bancos traseiros tipo poltrona, típicos para quem anda com um chauffeur. Prova disso mesmo são as pegas nos pilares C, os degraus acionáveis eletricamente e as portas traseiras que abrem num ângulo de 75 graus. Haverá ainda uma versão GR, com portas elétricas traseiras deslizantes, ao estilo de uma minivan.

Este Century SUV, que tal como a berlina com o mesmo nome tem um logótipo com uma fénix em vez do tradicional da Toyota, dispõe de jantes multibraços e evolui a partir da plataforma TNGA. Por dentro, realce para o vidro laminado a separar a zona de carga e para o modo Rear Comfort que distribui as forças de condução e travagem de forma a não perturbar os ocupantes da fila posterior.

O sistema propulsor do SUV, potencial concorrente do Bentley Bentayga, é híbrido plug-in formado por um V6 3.5 com caixa CVT a distribuir a potência pelas quatro rodas, com a ajuda de um motor elétrico. A potência combinada é de 406 cv – diferente do V8 5.0 utilizado na berlina Century, que continuará à venda no Japão.

Deixe um comentário

*