Toyota promete elétricos com 800 km de autonomia para 2026

Teaser de um novo elétrico da Lexus

Nipónicos dizem que até 2028 introduzirão as baterias de estado sólido com alcance até 1000 km.

A Toyota/Lexus revelou mais detalhes acerca da sua próxima geração de carros elétricos, que chegará ao mercado a partir de 2026. Nessa altura, o construtor introduzirá quatro novas baterias: três com novas tecnologias de baterias de eletrólito líquido e uma com tecnologia de bateria de estado sólido. Segundo estimativas do grupo japonês, estas baterias alimentarão 1,7 milhões de dos 3,5 milhões de elétricos que a Toyota e Lexus venderão até 2030 (na imagem, um teaser de um futuro Lexus elétrico).

As primeiras baterias supracitadas, as de eletrólito líquido, trazem maior densidade energética face às atuais, além de serem mais competitivas em termos de custos na ordem dos 40% e possibilitarem efetuar carregamentos mais rápidos. Estas baterias chamar-se-ão Performance, Popularization e High-Perfomance. A primeira, prevista para 2026, possibilitará autonomia até 800 km, com o contributo de aprimoramento aerodinâmico e uma redução de peso do carro. A Performance permitirá reduzir os custos até 20% comparativamente com as baterias utilizadas no Toyota bZ4X, além de carregamentos de 10 a 80% em 20 minutos numa tomada rápida. A intermédia, Popularization, chegará ao mercado entre 2026 e 27, terá tecnologia LFP (fosfato de lítio e ferro) e custos mais baixos. Segundo estimativas da Toyota, permitirá um aumento de 20% da autonomia face ao bZ4X e carregamentos de 10 a 80% até 30 minutos. Por fim, a High-Perfomance, combinará iões de lítio com cátodo com alto teor de níquel, o que possibilitará uma autonomia superior a 1000 km, com a ajuda de melhor aerodinâmica e menos peso do carro. Com lançamento previsto para 2027/28, estas baterias terão custos 10% inferiores quando comparadas com as Performance. Além disso, numa tomada rápida permitirão carregamentos de 10 a 80% até 20 minutos.

Na mesma altura chegarão ao mercado as baterias de estado sólido que permitem um movimento mais rápido dos iões e uma maior tolerância a altas tensões e temperaturas. Em resultado disso, estas baterias são adequadas para carregar e descarregar mais rapidamente e fornecer energia de uma forma mais pequena. A principal desvantagem desse fator é a menor duração da bateria, mas a Toyota afirma ter ultrapassado este desafio, com os recentes avanços a acelerarem o calendário de produção. Segundo os planos do fabricante, estas baterias chegarão em 2027/28, esperando-se um aumento de 20% da autonomia quando comparada com uma bateria Performance – aproximadamente 1000 km. Além disso, os tempos de carregamento de 10 a 80% serão efetuados até 10 minutos.

A Toyota diz que está ainda a desenvolver uma especificação mais elevada das baterias de estado sólido, com o objetivo de aumentar a autonomia em 50% face à Performance. Isso possibilitará um alcance total de 1200 km.

A altura das novas baterias será reduzida para 120 mm, menos 30 mm face às que são utilizadas no bZ4X. Já as de alta performance terão 100 mm de altura.

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