MGB está de volta com motor elétrico e caixa manual

Frontline MGB Bee GT e LE60

Em alternativa, a Frontline Cars propõe uma versão a combustão com motor V8.

A Frontline Cars, especialista no restauro do icónico MGB, lançou duas versões feitas com base no clássico MGB GT. O destaque vai para uma variante elétrica que conta com uma caixa manual funcional. Chamada Bee GT, esta versão pretende manter uma experiência de condução o mais analógica possível. O motor Hyper 9 100V promete uma entrega de binário comparável à de um motor a gasolina, a atingir 9000 rpm. Debitando 116 cv e 220 Nm nas rodas traseiras, estes são valores que permitem acelerações de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. Este motor possibilita que o Bee arranque e pare com qualquer uma das cinco relações engrenadas, ao contrário do que sucede com um motor a combustão convencional. Além disso, o carro pode ser conduzido apenas em segunda e terceira, caso o condutor assim o deseje. A bateria tem 40 kWh de capacidade. O Bee pesa 1186 kg, distribuídos numa proporção 50:50 entre eixos.

Por dentro, este “remake” do MGB traz um indicador de potência ou de recuperação da energia que está a ser utilizada, em vez de um conta-rotações. Já o nível de autonomia é exibido onde normalmente está o indicador de combustível no depósito.

Por fora, as mudanças incluem umas jantes a imitar as do modelo original, acrescentando a isso um spoiler dianteiro mais agressivo. Está disponível no formato coupé e roadster (sendo que o primeiro acrescenta a designação GT).

Além do Bee, está disponível o LE60, o sucessor do LE50, lançado há cerca de uma década. Esta versão do “restomod” traz uma carroçaria mais agressiva e um motor V8 4.8 Rover modificado a debitar 380 cv e 403 Nm no eixo traseiro (praticamente quatro vezes os valores o MGB original de quatro cilindros) por via de uma caixa manual de cinco velocidades da Tremec e com um diferencial autoblocante. Estima-se que consiga acelerar de 0 a 100 km/h em 4 segundos. A versão térmica tem um chassis modificado, de modo a conseguir acompanhar o aumento da potência, mas também uma carroçaria alargada e reforçada, além de uns discos de travão ventilados com 310 mm. A suspensão é específica e produzida pela Nitron. O LE60 pesa 1122 kg, distribuídos numa proporção 50:50.

A produção do LE60 será limitada a 30 unidades. As entregas destes MGB modernos arrancarão em 2024. A Frontline está também disponível para “eletrificar” modelos já existentes.

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