Daihatsu mostra Copen com tração traseira e motor maior

Daihatsu Vision Copen

Estudo mostra também ainda que o kei car de dimensões mais avantajadas.

O Daihatsu Copen é um dos “frutos proibidos” mais queridos dos europeus. O pequeno carro está agora na segunda geração, mas aproveitando a sua presença no Japan Mobility Show a marca nipónica resolveu apresentar um estudo que mostra diferenças substanciais.

Para começar, este Vision Copen tem 3,8 metros de comprimento e 1,7 m de largura – o que faz com que seja 400 mm mais comprido e 220 mm mais largo face ao Copen de produção. Aliás, estas dimensões aproximam o estudo do tamanho de um Mazda MX-5. E, tal como o ND3 apresentado há poucos dias, o Vision Copen adota uma configuração de tração traseira – o que contraria a lei dos “kei car” que podem ter apenas tração à frente.

Diferente é também o motor, que deixa de ser um 0.6 de três cilindros turbo a gasolina passando para um 1.3, cuja potência não foi revelada. Uma coisa é certa, foge do limite dos 63 cv imposto para os kei car. O Vision Copen parece ter uma caixa automática em vez da manual utilizada no modelo convencional (que também tem opção CVT). De acordo com o fabricante, o novo motor do Copen foi desenvolvido para poder utilizar combustível sintético.

O Vision foi desenhado de modo a recuperar o espírito do Active Top da primeira geração. Traz um hardtop retrátil acionável eletricamente. Por dentro, realce para o painel de instrumentos digital, sistema de infotainment com ecrã pequeno, botões estilo da Porsche e fitas como puxadores das portas.

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