Alfa Romeo admite fazer monovolume de luxo

Render da Autocar do Alfa Romeo MPV

Aumento da procura desta franja de mercado sobretudo no mercado chinês leva o construtor a ponderar avançar com um MPV elétrico.

Nos últimos meses tem-se registado uma tendência na aposta de monovolumes de luxo, sobretudo apontados ao mercado chinês. Depois do Buick GL8, do Lexus LM (já confirmado para a Europa), do Volvo EM90 e do SUV com portas deslizantes Toyota Century, poderá vir a ser aposta um MPV da Alfa Romeo. Quem o admite é o designer da marca italiana, Alejandro Mesonero-Romanos, ouvido pela Autocar.

Apesar de dar a entender que o projeto de MPV de luxo 100% elétrico ainda não recebeu luz verde, o designer mostrou-se encantando com a possibilidade de um regresso a um modelo com as caraterísticas do Autotutto/Romeo, que esteve no mercado entre 1954 e 1966 – até ser substituído pelas vans F12 e A12. Na altura, este Autotutto teve versões comerciais, pick-up de cabine dupla, carrinha de caixa aberta, van de tejadilho mais elevado e a versão extra-longa de passageiros Promiscuo, com mais bancos e janelas. Havia ainda adaptações para carrinha escolar, minibus e ambulância, além de algumas personalizações. Ao todo foram produzidas 23 mil unidades.

O objetivo da Alfa Romeo com este MPV (na imagem, um render da Autocar) poderá ser tentar aproveitar o sucesso da VW ID Buzz, do Hyundai Staria e do Mercedes Classe V, entre outros. Caso avance para o projeto, espera-se que utilize a base STLA Large. O lançamento está previsto para 2027, altura em que está previsto um novo SUV de referência para a Europa.

Deixe um comentário

*