FT-Se Concept abrirá caminho para um sucessor espiritual do MR2.
A Toyota reservou o protótipo de um novo desportivo elétrico para o Japan Mobility Show, que se realizará a 25 e 26 de outubro. Chama-se FT-Se concept e abre caminho para o primeiro Gazoo Racing (GR) de produção 100% elétrico – que será um potencial sucessor do MR2.
A partir das primeiras imagens teaser percebe-se que este protótipo futurista não partilha elementos visuais com o GR86 ou com o GR Supra. Antes, parece a evolução de outro concept, o Sports EV, mostrado em 2021 – aliás, ambos partilham a carroçaria em laranja e um tejadilho em preto. O coupé desportivo elétrico surge com vários logótipos GR por dentro e por fora. Na realidade, na traseira não há referência à Toyota, mas um símbolo preto e vermelho da divisão desportiva da marca nipónica. A única alusão à Toyota é no volante de tipo yoke e no vão dianteiro. Presumivelmente, a designação FT-Se é um acrónimo de Future Toyota Sport electric.
Por dentro, o novo GR “zero emissões” diferencia-se igualmente do GR86 do GR Supra. Há um painel de instrumentos por cima do volante, tendo ao lado um sistema de infotainment, a que se junta outro ecrã à esquerda. A Toyota diz ainda que existem proteções para os joelhos para proteger das forças G em curva.
Segundo a marca, esta nova vaga de elétricos, com lançamento previsto para 2026, contarão com uma bateria Performance, que não só é 40% mais barata de produzir como permite uma autonomia máxima até 800 km. Este pack tem apenas 100 mm de altura (menos 50 mm que o bZ4X), o que permite uma posição de condução mais baixa. O novo modelo contará ainda com um novo software que permite upgrades posteriores. É também possível que o FT-Se venha a ter uma caixa manual e uma embraiagem.