Toyota deve fazer novo MR2 com mão da Subaru e Daihatsu

Toyota GR Sports EV

Desportivo de dois lugares será o primeiro modelo 100% elétrico da Gazoo Racing.

A Toyota/Lexus revelaram ontem um conjunto de protótipos que deverão dar origem a uma nova vaga de modelos 100% elétricos. Do lado da Toyota, o concept que ficou mais debaixo de olho foi o de um desportivo pintado em tons dourados. Este modelo poderá muito bem vir a dar origem a um sucessor espiritual do MR2, que saiu de cena em 2007. A Toyota deverá conseguir materializar o projeto do novo MR2 com a ajuda dos compatriotas da Subaru e da Daihatsu.

A ideia do regresso do MR2 já não é totalmente nova, tendo já sido explorada no S-FR mostrado no Salão de Tóquio de 2015. Agora, aquele que será o primeiro modelo elétrico com selo da divisão desportiva Gazoo Racing, terá dimensões muito compactas, embora uma silhueta típica de um modelo de motor central. Em causa está um desportivo com apenas dois lugares, sendo de esperar uma configuração de tração traseira. O modelo mostrado, um potencial concorrente da próxima dupla Alpine/Lotus a lançar em 2026, exibe inserções em fibra de carbono no para-choques dianteiro e um tejadilho amovível tipo Targa, além de linhas mais agressivas e angulares face ao já referido (e ligeiramente maior) S-FR. A Toyota deu a entender que os seus elétricos mais acessíveis darão prioridade ao preço em detrimento da autonomia – parâmetros que obrigarão a manter um peso mais reduzido. Aquele que será o mais o mais compacto dos desportivos da marca japonesa, que tem lançamento previsto para 2025, deverá receber baterias em estado sólido – com maior densidade energética.

Recorde-se que a Toyota tem vindo a trabalhar num hipercarro 100% elétrico chamado GR Super Sport com mais de 1000 cv provenientes de um sistema híbrido V6. Este projeto dará origem a um modelo de Le Mans, embora, à luz das mais recentes notícias, a versão de estrada não esteja de todo confirmada.

Deixe um comentário

*