Segunda geração do SUV francês será mais comprida e mais espaçosa.
Durante a apresentação do novo e-C3, a Citroën mostrou um vídeo teaser que confirma um novo SUV de sete lugares do segmento B. Apesar de não adiantar o nome, este modelo será o sucessor do C3 Aircross e será lançado nos primeiros meses do próximo ano.
As imagens teaser mostram um modelo com uma assinatura luminosa em LED similar à do e-C3, que no fundo vai buscar inspiração ao Oli concept. Contudo, é visível um modelo mais alto e com um formato mais quadrado, além de ter uma carroçaria mais comprida face ao C3 Aircross original. Nesta pré-apresentação é ainda referido que este SUV terá três filas de bancos, tornando-se no único modelo do seu segmento com estas caraterísticas. Na prática, o novo C3 Aircross europeu será uma versão redesenhada do modelo revelado em maio de 2023 que tem como destino o mercado indiano, sudeste asiático e América do Sul. Ambos partilharão alguns painéis da carroçaria, embora seja de prever que o modelo para o Velho Continente tenha um visual mais moderno, além de incluir elementos tecnológicos, de segurança e de conforto adicionais. Assim, o novo C3 Aircross europeu terá perto de 4,32 metros de comprimento, cerca de 170 mm a mais face ao modelo atualmente em catálogo – o que contribuirá para um aumento das quotas de habitabilidade.
Para já, ainda não foram especificadas as caraterísticas técnicas deste modelo, mas é quase certo que a gama será composta por opções a gasolina e 100% elétricas. A base Smart Car, introduzida em primeira instância no C3/e-C3, é uma evolução da eCMP/CMP. Uma versão alargada desta plataforma será utilizada na próxima geração do “irmão” dos referidos Citroën, o Opel Crossland, cujo lançamento também está previsto para o próximo ano.