Novo Citroën C3 é um elétrico com 320 km de alcance

Citroën e-C3

Crossover promete vir a ter uma versão mais barata em 2025, com valores próximos do Dacia Spring.

A Citroën revelou a quarta geração do C3, que se converte num modelo 100% elétrico. Este novo modelo a lançar em 2024, que passará a chamar-se e-C3, terá um preço de acesso na Europa a arrancar nos 23.300 euros. Contudo, o construtor francês já garantiu que em 2025 apostará numa versão de acesso, com uma bateria mais pequena e 200 km de autonomia – com a promessa ter oferecer um preço aproximado ao do Dacia Spring.

Feito com base na Smart Car Platform da Stellantis, este e-C3 transita de um formato hatchback para o de um crossover, com as rodas colocadas nas extremidades da carroçaria. Além disso, possui uma linha de tejadilho elevada. Essas opções permitem oferecer mais espaço a bordo: mais 30 mm em altura e mais 20 mm ao nível dos joelhos. A bagageira também cresceu de 300 para 310 litros. O novo modelo é 19 mm mais comprido, 6 mm mais largo e 30 mm mais alto face ao antecessor. O elemento visual que mais sobressai no novo e-C3 é o logo da própria Citroën, que surge ladeado por uma dupla de faróis em forma de C. Atrás, os farolins estendem-se até aos painéis traseiros e existe de série um spoiler fixo por cima do óculo traseiro.

A mudança mais importante é, contudo, o sistema propulsor. A escolha recaiu num motor de 113 cv alimentado por uma bateria de 44 kWh e LFP, capaz de um alcance até 320 km (WLTP). Anuncia 0-100 km/h em cerca de 11 segundos. O carregamento de 20 a 80% é feito em cerca de 4 horas a 7 kW. Numa tomada rápida, a 100 kW, a mesma tarefa é cumprida em 26 minutos.

O e-C3 estará disponível no nível You e Max. O primeiro conta com faróis em LED, travagem de emergência, HUD, espelhos elétricos, sensores de estacionamento traseiro, ecrã tátil de 10,25 polegadas e cruise control. O mais equipado acrescenta as jantes de 17 polegadas, pintura bicolor, limpa vidros automático, espelhos elétricos e aquecidos, ar condicionado automático, doca para carregamento do smartphone, entre outros. Todas as versões surgem de fábrica com a suspensão Advanced Comfort, com batentes hidráulicos nos amortecedores e com os bancos C-Zen Lounge.

Deixe um comentário

*