Lexus mostra como será futuro elétrico topo de gama

Lexus LF-ZC Concept

LF-ZC Concept antecipa rival do BMW i4 e tem lançamento previsto para 2026.

A Lexus aproveitou o Japan Mobility Show para apresentar o LF-ZC Concept, em jeito de antecipação de um futuro topo de gama. Este “Future Zero-emission Catalyst” é um “liftback” elétrico que poderá vir a concorrer com propostas como o BMW i4 e do próximo Audi A4 elétrico, entre outros. Está previsto que esta proposta evolua para um modelo de produção a lançar em 2026 que, segundo o Inside EV, será uma berlina que virá substituir o IS – aliás, as dimensões de ambos são semelhantes. O novo protótipo tem 4750 mm de comprimento, 1880 mm de largura, 1390 mm de altura e 2890 mm de distância entre eixos.

O exterior explana uma evolução da linguagem estética da Lexus, com destaque para a caraterística grelha, embora os arcos das rodas traseiras salientes acrescentem uma imagem desportiva. Por dentro, o LF-ZC é tão futurista como por fora. Destaque para o volante estilo yoke (acompanhado por uma direção com tecnologia “steer-by-wire”, similar ao que está presente no RZ) e para o ecrã central de grandes dimensões posicionado em frente ao passageiro da frente. O condutor tem acesso a um painel de instrumentos atrás do volante. Estes comandos são apoiados por um sistema de IA patenteado pela Lexus, que integra uma nova geração do sistema de comandos por voz. Estes sistemas de auxílio à condução dão o destino e o modo de condução de acordo com o estado de espírito e a agenda do condutor para os diferentes dias. Há ainda um sistema de projeção no para-brisas, ao estilo de um head-up display, além de espelhos retrovisores digitais. No habitáculo é também utilizado o Bamboo CMF, um conjunto de materiais sustentáveis.

A Lexus não adiantou informação acerca da bateria nem do motor elétrico. Apenas é referido que é utilizada uma nova geração de baterias de alta performance de forma prismática que, além de possibilitarem um aumento da eficiência energética, permitirão duplicar a autonomia comparativamente com a dos modelos atuais. Em causa estará um modelo com alcance máximo até 1000 km na sua versão de topo. Contudo, existirão também versões com menos autonomia à disposição. A ajudar, a marca nipónica propõe ainda uma performance aerodinâmica mais aprimorada, reduzindo-a abaixo de 0,2 Cx. Este LF-ZC terá versões de tração dianteira e traseira (com um motor) e versões de tração integral (com dois motores, um por eixo). Estima-se que a versão de produção incluirá igualmente uma caixa manual, que se encontra em fase de desenvolvimento.

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