Skoda mostra primeiras imagens do novo Superb

Skoda Superb Break

Checos revelaram as linhas da nova geração do liftback e da carrinha.

Apesar de a “irmã” Volkswagen Passat passar a estar disponível apenas em formato carrinha, a Skoda vai continuar a ter também o formato liftback na nova geração do Superb. Agora foram mostrados os primeiros “sketches” oficiais de ambos os formatos, em jeito de teaser da estreia oficial, agendada para 2 de novembro.

Para o seu modelo de referência, a marca checa optou por um design evolutivo, que mais parece um mero facelift do que uma nova geração. Na versão carrinha é 40 mm mais comprido e 5 mm mais alto do que antes, além de aumentar a bagageira para 690 litros de capacidade. As principais novidades estão no interior – muito aproximado ao do novo Kodiaq -, com o recurso a um sistema de três comandos rotativos com pequenos visores ao meio, ao estilo do Audi TT. Estes são configuráveis, permitindo o acesso a algumas funções (dois deles para a climatização e aquecimento dos bancos, sendo que o do centro permite ajustar o volume, a ventilação, os modos de condução ou fazer zoom na navegação) sem haver necessidade de utilizar o ecrã central. Ainda é possível encontrar alguns comandos convencionais no habitáculo, que no entanto é dominado pelo ecrã central de 12,9 polegadas. A instrumentação, por sua vez, tem 10” e pode ser complementada por um HUD opcionalmente. Há ainda quatro portas USB-C, bancos com função de massagem e quatro níveis de ajuste lombar.

O novo Superb estará disponível a partir do final deste ano com três motores gasolina, dois Diesel e um híbrido plug-in, além de versões de tração integral. Qualquer um deles funcionará sempre em conjunto com uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades, com exceção dos modelos eletrificados que terão uma DSG de seis relações. O comando da caixa passa a estar na coluna da direção, o que permite libertar mais espaço entre os bancos da frente. A versão base será um 1.5 a gasolina de 150 cv “mild hybrid”, havendo ainda um 2.0 com 204 e 265 cv (este último com tração às quatro rodas). O Diesel tem opção de 150 cv e 193 cv (o mais potente também 4×4). O PHEV dispõe de 265 cv e 400 Nm, com os préstimos de um motor 1.5 TSI e bateria de 25,7 kWh de capacidade a proporcionar até 100 km de alcance em modo elétrico. Carrega até 50 kW. No menu está ainda a versão mais recente da suspensão adaptativa.

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