Variante PHEV da carrinha garante uma autonomia elétrica até 100 km.
A Volkswagen apresentou a nona geração do Passat, que desta vez estará disponível apenas em formato carrinha. A nova Passat Variant, conhecida pelo nome de código B9, evolui a partir da plataforma MQB Evo, a mesma que será utilizada no próximo Tiguan e no facelift do Golf. A principal novidade é o aumento das dimensões da carrinha familiar de Wolfsburg, que agora tem 4917 mm de comprimento (mais 144 mm), 1852 mm de largura (mais 20 mm), 1506 mm de altura (a única que se mantem inalterada) e 2841 mm de distância entre eixos (mais 50 mm). Este crescimento possibilitou ganhar 40 litros de espaço na bagageira, que agora chega aos 690 litros (extensíveis a 1920 litros com o rebatimento da segunda fila).
Visualmente, a nova Passat vai buscar elementos à família de elétricos ID, nomeadamente o ID 7. Estará disponível nos níveis Passat, Business, Elegance e R-Line. As jantes terão até 19 polegadas, havendo novos faróis LED Matrix e “piscas” dinâmicos em LED no eixo posterior.
No interior, próximo do ID 7, desapareceram a maioria dos botões, sendo que a maioria das funções estão concentradas no ecrã central de série com 12,9 polegadas (com opção de 15”). De fábrica é também incluído um painel de instrumentos digital com 10,25 polegadas. O punho da caixa surge agora na coluna da direção, o que permitiu ganhar mais espaço entre os bancos da frente. Adicionalmente, existem novos bancos aquecidos, ventilados, com função de massagem e 14 posições ajustáveis eletricamente.
A nível de motores, é incluída pela primeira vez na gama uma versão “mild hybrid” de 48V a gasolina com base num 1.5 eTSI com sistema de desativação de cilindros a debitar 150 cv. Segue-se ainda a opção 2.0 TSI de 204 cv de tração dianteira e de 265 cv com tração integral 4Motion. No campo dos Diesel as opções cingem-se ao 2.0 TDI com versões de 122, 150 e 193 cv (este último com opção 4Motion). Todos os motores surgem acompanhados de uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades DSG. Não esquecer as versões híbridas plug-in eHybrid: com 204 cv e 350 Nm na base da gama e uma opção com 265 cv e 400 Nm – ambas com os préstimos de um motor 1.5 TSI, caixa DSG de seis relações e bateria de 19,7 kWh de capacidade a proporcionar até 100 km de alcance em modo elétrico. Nesta nova geração é possível efetuar carregar a bateria até 50 kW, o que permite encher de 10 a 80% da carga em cerca de 25 minutos. Segundo a marca, as versões PHEV têm um alcance total teórico a rondas os 1000 km.
A nova Passat Variant será mostrada ao público dentro de poucos dias no Salão de Munique, na Alemanha. As vendas arrancarão no primeiro trimestre do próximo ano. A carrinha será produzida em Bratislava, na Eslováquia.