CX-80 é o novo SUV de referência da Mazda na Europa

Mazda CX-80

Com configurações de seis ou sete lugares, este modelo é significativamente maior que o CX-60, estando disponível com motor “mild hybrid” Diesel ou PHEV a gasolina.

A Mazda revelou o CX-80, o seu novo SUV topo de gama para a Europa, Japão e Austrália. Este SUV com três filas de bancos (o primeiro no Velho Continente desde o monovolume Mazda 5) partilha muitos dos seus painéis de carroçaria com o CX-60, incluindo toda a secção dianteira. Contudo, o novo modelo de referência conta com maior distância entre eixos e uma traseira alongada, aproximando-se das dimensões dos “americanos” CX-70 e CX-90 (que, mesmo assim, são maiores que este CX-80). Visto de perfil, o novo modelo de referência na Europa distingue-se pelas portas traseiras maiores e pelo formato específico das janelas, que contam com uma moldura cromada mais grossa nos vidros laterais traseiros. Na traseira, os farolins são similares aos do CX-60, embora a todo visual desta secção tenha um aspeto diferente e a tampa da mala seja disposto numa posição mais vertical. O CX-80 tem 4995 mm de comprimento (assumindo-se como o maior modelo da Mazda de sempre na Europa) e mais de 3 m de distância entre eixos – sendo que o CX-60 fica pelos 4745 mm de comprimento e 2870 mm entre eixos e a dupla CX-70/CX-90 sobe para 5121 mm e 3119 mm, respetivamente. O CX-80 está disponível em três configurações de interior, podendo acomodar seis ou sete ocupantes. A segunda fila pode ter três bancos normais ou dois bancos individuais tipo poltrona (reclináveis até 33 graus) combinados com uma consola central ou uma passagem direta para terceira fila. Por fim, os dois bancos da terceira fila podem rebater na íntegra, o que permite aumentar substancialmente as dimensões da mala. Na configuração de sete lugares tem 258 litros de capacidade, mas com a última fila rebatida este valor sobe para 687 litros e com a segunda fila igualmente em baixo a volumetria ascende aos 1221 litros.

O tablier deste CX-80 é similar ao do CX-60, com o qual partilha a plataforma, trazendo materiais premium e a mais recente versão do sistema de infotainment da Mazda com um ecrã de 12,3 polegadas. Inclui de série o assistente por voz Alexa, um sistema de navegação com serviços online e offline, a capacidade para espelhar o smartphone via wireless, função de memória com reconhecimento facial do condutor, além do novo sistema Trailer Hitch View. Nota ainda para o pacote i-Activsense ADAS.

Já os motores no mercado europeu são os mesmos do CX-60, ou seja, um e-Skyactiv D, com um Diesel 3.3 de seis cilindros com 254 cv e 550 Nm assistido por um sistema “mild hybrid” de 48V, com a potência a ser distribuída pela quatro rodas por uma caixa automática de oito velocidades. A versão de topo deste CX-80 é o e-Skyactiv PHEV, um híbrido plug-in que traz uma potência combinada de 327 cv e 500 Nm. Anuncia acelerações de 0 a 100 km/h em 6,8 segundos. O sistema combina um motor 2.5 de quatro cilindros a gasolina com um motor elétrico que é alimentado por uma bateria de 17,8 kWh de capacidade que oferece uma autonomia elétrica até 60 km. As encomendas abrem em maio e as primeiras entregas estão previstas para o outono.

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