Novo Mercedes-AMG GT híbrido plug-in tem 816 cv

Mercedes-AMG GT 63 S E Performance

Equipado com motor V8, este AMG GT S E Performance consegue acelerar de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos, mais rápido que o hipercarro AMG One.

Aproveitando o Salão de Xangai, na China, a Mercedes apresentou o AMG GT mais potente de sempre, que deverá chegar ao mercado nos próximos meses. Chama-se AMG GT 63 S E Performance e é um híbrido plug-in que se assume como o modelo de série mais rápido de sempre da marca alemã, anunciando 0-100 km/h em 2,8 segundos (menos 0,1 segundos que o AMG One). Contudo, o novo AMG GT PHEV anuncia uma velocidade máxima de 320 km/h, menos 32 km/h comparativamente com o hipercarro com tecnologia inspirada na F1. Para o efeito, a nova variante E Performance dispõe de um motor V8 4.0 biturbo com 612 cv (mais 27 cv que no AMG GT 63) conjugado com um motor elétrico de 204 cv no eixo posterior. A potência combinada é de 816 cv e, teoricamente, entre 1080 e 1420 Nm de binário máximo – mais do que o antigo AMG GT Black Series. A referida potência é distribuída pelas quatro rodas através de um sistema variável AMG Performance 4Matic+ gerido por uma caixa automática AMG Speedshift MCT 9G. Adicionalmente, há uma caixa de duas velocidades para o motor elétrico, enquanto um diferencial autoblocante mecânico tira o melhor partido do eixo posterior.

O novo topo de gama do AMG GT conta de série com uma suspensão AMG Active Ride Control com barras estabilizadoras semiativas e quatro rodas direcionais, a que se juntam travões carbocerâmicos e um seletor de oito modos de condução AMG Dynamic Select (que inclui as configurações Electric, Battery Hold, Comfort, Slippery, Sport, Sport+, Race e Individual). Posicionada no eixo posterior está uma bateria de 6,1 kWh e sistema inovador de arrefecimento direto. A eletrificação desta versão é focada sobretudo na performance, uma vez que a bateria oferece apenas 13 km de alcance em modo EV. A juntar a isso, existem quatro níveis de travagem regenerativa que permitem conduzir esta variante como um “one-pedal”, tal como num elétrico.

Visualmente, o E Performance pouco muda face à restante gama, distinguindo-se pelo logo nos vãos. A tomada de carga é posicionada no para-choques traseiro. De série, inclui elementos de aerodinâmica ativa, nomeadamente a parte inferior da dianteira e spoiler traseiro, que foram especialmente adaptados à configuração PHEV.

Por dentro, realce para os bancos desportivos AMG ajustáveis eletricamente, com três programas de massagem e várias opções do programa Manufaktur. O E Performance recebe ainda configurações específicas do sistema PHEV no sistema MBUX, tal como sucede na variante híbrida plug-in do AMG GT de 4 portas.

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