Toyota mostra “off-roader” com motor de NASCAR

Toyota FJ Bruiser

FJ Bruiser é um “monster truck” de 725 cv e pode ser visto no SEMA.

A Toyota levou à edição deste ano do SEMA o FJ Bruiser, um exemplar único de um “off-roader” com motor V8 da NASCAR. Este modelo começou por ser um FJ45 de 1966, mas foi alvo de profundas transformações. Para começar, recebeu um chassis tubular e uma roll-cage, que foram aparafusados à carroçaria. Este FJ especial recebeu eixos sólidos, diferenciais dianteiros e traseiros da Currie, além uma caixa de redutoras da Advanced Adapter Atlas. Para ajudar fora de estrada, destaque para os amortecedores Fox e molas Eibach.

Debaixo do capot reside o principal ponto de interesse: a versão modificada do motor V8 5.7 que a Toyota Racing Development utiliza no NASCAR, que debita normalmente em torno dos 725 cv. Este opera em conjunto com uma caixa automática Rancho Drivetrain Engineering de três velocidades e com a ajuda da um escape MagnaFlow. O Bruiser assume-se como um verdadeiro “monster truck”, sendo capaz de escalar na mudança mais baixa a 19 km/h. Além disso, atinge um máximo de 265 km/h na sua mudança mais alta, atingindo as 7000 rpm. Utiliza pneus BF Goodrich Krawler T/A KX de 42 polegadas e jantes Method Beadlock de 20 polegadas. O Bruiser tem ainda uma esteira CAMSO integrada, que permite sair de uma situação em que esteja atascado à distância de um botão – ao estilo de um tanque de guerra.

Por dentro, realce para os bancos Momo Daytona EVO, cujo padrão homenageia o esquema original utilizado no FJ, além de um volante similar ao que Jackie Stewart utilizou em 1968.

Deixe um comentário

*