Próximo Mercedes-AMG GT 63 4 portas rondará 1000 cv

Aspeto do sucessor do Mercedes-AMG GT 4 portas, segundo a Autocar

Rival do Porsche Taycan chegará no final de 2025, estreando a plataforma AMG.EA.

Para a nova geração do AMG GT de 4 portas, a Mercedes-AMG prepara-se para lançar uma versão com perto de 1000 cv de potência, cuja chegada está prevista para o final de 2025. O modelo em questão (nas imagens, ainda “renders” digitais da Autocar) estreará a plataforma AMG.EA, específica para desportivos elétricos.

Este modelo “zero emissões”, que substituirá o atual Mercedes-AMG GT 63 de 4 portas de motor V8, terá como principal “arma” um novo motor de fluxo axial extremamente compacto. Com cerca de 24 kg, este motor elétrico debitará 486 cv e 800 Nm. Instalando um motor destes em cada eixo, o resultado serão 976 cv e 1600 Nm – transformando-se no modelo de estrada mais potente de sempre da marca alemã. Contudo, está também a ser preparada uma versão com três motores (dois no eixo posterior) para este potencial rival do Porsche Taycan, do Audi e-tron GT e do Lucid Air. Apesar da natureza desportiva, este “super tourer” elétrico da AMG ainda terá espaço para uma bagageira de dimensões similares à do antigo AMG GT 4 portas de motor V8.

A primeira amostra de como será este desportivo da Mercedes-AMG foi dada há poucos meses através do Vision AMG Concept, apresentado ao público do Festival de Goodwood. Através deste protótipo foi possível ver a forma, dimensões e posicionamento desta nova proposta. Em causa está um modelo com 5100 mm de comprimento, com 3000 mm de distância entre eixos – algo não muito diferente do AMG GT 63 de 4 portas. As proporções deste modelo de quatro lugares visam um foco no espaço interior, mantendo a performance e o comportamento desportivo – basta ver que as rodas foram empurradas o mais possível para os cantos da viatura. Ao longo da carroçaria existem vários elementos aerodinâmicos ativos. A bateria deste novo modelo terá nova tecnologia. Além de mais compactas, as baterias terão maior densidade energética (na ordem dos 40%), com recurso a um novo material de ânodo de silício. Por dentro, os novos AMG contarão com uma disposição centrada num novo ecrã de alta definição – não muito diferente do Concept One-Eleven.

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