Protótipo Mercedes-AMG antecipa rival do Porsche Taycan

Mercedes AMG Vision Concept

Previsto para 2025, este será o primeiro elétrico criado de raiz pela divisão de Affalterbach.

O Mercedes-AMG Vision AMG Concept pretende mostrar como será um futuro desportivo elétrico. A estreia da AMG em modelos de próprios de produção traz detalhes estéticos específicos. Este concept deve abrir caminho para uma berlina elétrica a lançar em 2025, para concorrer, entre outros, com o Porsche Taycan.

O Vision AMG conta com uma plataforma específica AMG.EA. Já os componentes do sistema propulsor estão a ser desenvolvidos de origem pela marca alemã. A potência é proveniente de motores de fluxo axial criados pela YASA, uma subsidiária da Mercedes. Para já, ainda não foi revelado o débito de potência do conjunto, apenas foi dada a indicação que “será substancialmente maior do que a dos motores elétricos convencionais”.

Esteticamente, este protótipo conta com uma longa distância entre eixos, vãos curtos e uma carroçaria aerodinâmica. Destaque ainda para as jantes de grandes dimensões, ao estilo da F1, e arcos das rodas pronunciados. A grelha dianteira é uma reinterpretação da Panamericana com filamentos verticais, tendo a secção central na cor da carroçaria e com elementos e contornos iluminados. Os faróis dispõem de três elementos que remetem para a forma da estrela do logo da Mercedes – sendo que os do interior ligam-se a uma faixa iluminada na ponta do capot. O pilar A inclinado liga-se com o tejadilho, dando à carroçaria o formato de uma lágrima. Nas laterais, as janelas são da cor Alubeam Silver, a mesma da carroçaria. Existem pequenas câmaras em substituição dos espelhos retrovisores. Na traseira, há um spoiler ativo e a iluminação na ponta da mesma envolve a lateral da carroçaria até à roda traseira. Destaque ainda para as três luzes de travão de cada lado, sendo que a assinatura luminosa tem um aspeto tridimensional que imita as saídas de escape. Por baixo, está um difusor em preto.

O Vision AMG tem alguns elementos que remetem para o F1, nomeadamente os detalhes nas saias laterais e o difusor – ambos com a estrela da Mercedes.

Deixe um comentário

*